Estudantes produzem presépios com materiais recicláveis

Palavras-chave:
Papelão, retalhos de tecidos, garrafas PET e corda de sisal estão entre os materiais recicláveis utilizados pelos estudantes do Centro Educacional Edgard Santos, localizado no bairro do Garcia, em Salvador para a confecção dos presépios “Menino Luz” e “Caminho da Esperança”. Símbolo do nascimento de Jesus, os presépios estão expostos na Loja do Natal, no piso L1 do Shopping Center Lapa, e podem ser visitados até o dia 24 de dezembro, gratuitamente. A iniciativa, que ganha contornos e cores especiais da época natalina, alia a criatividade e a sustentabilidade.
 
Fotos: Divulgação
A proposta é evidenciar a necessidade do reaproveitamento de materiais que seriam jogados no lixo, contribuindo, assim, para minimizar os impactos deste descarte no meio ambiente, conforme explica a professora de Artes do Edgard Santos, Verônica Almeida.“Essa exposição tem uma importância especial para os nossos estudantes porque, além de eles estarem abraçando a alegria do Natal, estão trabalhando com a questão da sustentabilidade, bem como estão tendo à prova o seu potencial artístico. Eles terem os presépios que confeccionaram  expostos fora do espaço escolar é algo que traz orgulho  e aumento da autoestima”, avalia a educadora.
 
O presépio “Menino Luz” foi desenvolvido pelos estudantes do 4º módulo do curso técnico de Enfermagem. Para isto, eles utilizaram papelão, garrafas PET, palitos de madeiras, pedaços de tecidos, bonecos plásticos e enfeites natalinos, entre outros materiais reaproveitados. “A obra representa o desejo de que a luz que o Menino Jesus traz dentro de si possa iluminar o mundo e trazer paz e amor aos corações humanos”, relata a aluna monitora Jaci Silva de Jesus.
 
Já o presépio “Caminho da Esperança” foi montado pelos estudantes do Tempo Juvenil 3 a partir de papelão, palitos de madeiras, pedaços de tecidos, papel metro/ camurça, plásticos, esponja de sofá, corda de sisal e pedras de brita.  “O nome ‘Caminho da Esperança’ simboliza a trilha que nos conduz ao encontro de Cristo.  Para um cristão, ter esperança é saber que, apesar das dificuldades que enfrentamos nesta vida, acreditamos que o melhor ainda está por vir”, explica a monitora Elisete Lima.
 
A iniciativa do Shopping Center Lapa, em sua segunda edição, conta com a participação, também, dos estudantes dos colégios estaduais Frederico Costa, em Brotas, e Daniel Lisboa, em Pau da Lima, além de outras duas unidades escolares da rede particular.

Notícias Relacionadas