Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes produzem cordéis e valorizam a cultura regional
Estudantes produzem cordéis e valorizam a cultura regional
Publicado em qui, 04/08/2016 - 13:31 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A produção dos populares versos do Cordel, em sala de aula, está encantando os estudantes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Itaberaba (a 280 km de Salvador). Através deste gênero literário, adaptado à uma temática pertinente ao seu universo, os alunos protagonizam o projeto ‘Modelo Oxente’, realizado em sua terceira edição. A proposta é que eles busquem conhecimentos da história para que reconheçam na Literatura do Cordel uma valorosa manifestação artística de identificação de um povo. Para socializar os conhecimentos com a comunidade escolar, os participantes recitam os cordéis no pátio da unidade.
Fotos: Acervo pessoal
A estudante Jamile Gomes, 15, 1º ano, conta que fazer cordel foi uma descoberta “maravilhosa” para identificar os elementos da cultura popular e da tradição, voltados à construção da memória coletiva. “É um projeto muito estimulante porque aprendemos as técnicas de fazer cordel, que é a expressão das experiências e vivências de um povo. E isto nos dar uma visão mais ampla sobre literatura”, avalia a aluna, co-autora do cordel ‘Português na escola’. Neste cordel, Jamile e sua equipe abordam a importância da disciplina Língua Portuguesa para o crescimento como cidadão.
A colega Amanda Moura, 15, contribuiu com o cordel ‘O bem e o mal’ – através do qual a prática do bem é incentivada como forma de garantir uma vida social mais humana. Ela está feliz com o resultado. “O projeto tem sido muito importante para mim porque descobri uma habilidade que não sabia ter. Com isso, aprendi a ler e a gostar de poesias, principalmente a de Cordel, compreendendo que este gênero literário é importante para conhecermos os valores culturais relativos ao povo de uma região”.
A professora de Língua Portuguesa, Geovana Rodrigues, responsável pelo ‘Modelo Oxente’, acrescenta que o projeto tem contribuído na compreensão da função social da Literatura de Cordel. “Os cordéis são produzidos em sala de aula e, independente da temática escolhida, o gênero atua como um veículo de propagação de valores culturais pertinentes ao povo de uma região, através dos folhetos e das xilogravuras impressas”, explica a educadora, relatando que temas atuais como o uso do celular na escola e a relação entre alunos e professores são recorrentes.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro