Estudantes prestam serviços gratuitos a moradores do Nordeste de Amaralina

Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sábado letivo (08/08) teve um sabor especial para os estudantes dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação – Carlos Correa de Santana, no Nordeste de Amaralina. Aliando teoria à prática, eles prestaram serviços gratuitos aos moradores do bairro e do entorno, dentre os quais, aferição de pressão arterial, medição do índice de massa corpórea, com orientação nutricional.

Cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas, com a iniciativa que tem como objetivo proporcionar que o estudante vivencie situações do cotidiano das futuras profissões, além de integrar escola e comunidade, conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. O estudante do curso técnico em Enfermagem, Rafaela Dantas, 24 anos, avalia que a experiência é enriquecedora. Ele orientou a população sobre a importância do uso correto dos medicamentos e outros assuntos ligados à saúde. “Foi muito estimulante participar dessa atividade porque partilhei com meus colegas a experiência do atendimento e promoção à saúde com pessoas do meu bairro”, afirma.

"Foi muito estimulante participar dessa atividade porque partilhei com meus colegas a experiência do atendimento e promoção à saúde", estudante Rafaela Dantas

Janete José de Novais foi uma das moradoras do bairro que aproveitou ao máximo o atendimento prestado pelos futuros técnicos em Enfermagem, do CEEP. “Esta ação beneficiou todos nós moradores do Nordeste de Amaralina. Fui muito bem atendida pelos alunos do curso técnico em Enfermagem, que fizeram meu teste de glicemia e verificaram a minha pressão. Estou muito satisfeita com o resultado”, afirma.

Este foi o sexto ano da intervenção social promovida pelo Ceep e também envolve a participação de empresários e voluntários. Dentre os parceiros, destacam-se a Fundação José Silveira, que realizou procedimentos odontológicos para o público infantil, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Defensoria Pública, que prestou orientações jurídicas, e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que encaminhou candidatos para seleções de vagas de emprego.

 

Fotos: arquivo pessoal

Segundo o vice-diretor da unidade de ensino, Luiz Henrique da Silva Teixeira, além do atendimento às comunidades, a ação também teve o objetivo de criar oportunidades para os alunos praticarem o que aprendem em sala de aula. Já a professora de biologia, Liliana Silveira, destacou que além do aprendizado para os futuros técnicos, a comunidade acaba adquirindo conhecimentos que são multiplicados. “A partir desse atendimento que muitas mulheres receberam aqui hoje sobre amamentação, as futuras mães serão multiplicadoras de informações para outras mulheres”, destacou a educadora.

 

Notícias Relacionadas