Estudantes prestam serviços gratuitos à comunidade em Salvador

A intervenção social é um princípio pedagógico e o trabalho, um princípio educativo na Educação Profissional da Bahia. Aliando teoria e prática, os estudantes aprendem a técnica e também o valor social da profissão. Desenvolvem tecnologias sociais, ou seja, de baixo custo, e como consequência, prestam vários serviços gratuitos à comunidade.

Estudante durante aula prática

Em Salvador, os moradores do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Boqueirão e Vale das Pedrinhas são diretamente beneficiados com o atendimento dos estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem e Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Corrêa de Menezes Sant´Anna (Ceep), localizado no Nordeste de Amaralina.

Acompanhados pelos professores, os estudantes realizam, na área de saúde, por exemplo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e curativos simples. Também administram medicação injetável e fazem até eletrocardiogramas, mas estes procedimentos precisam de prescrição médica. Apenas o eletrocardiograma precisa de marcação prévia devido à demanda. Os atendimentos ocorrem durante as aulas práticas às terças e quintas-feiras, das 9 às 11h e das 14 às 16 horas.

Outros serviços - Na área de Agropecuária, estudantes de todo o Estado atuam com assistência técnica a agricultores familiares e assentados. Já no Ceep Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador, projetos de instalação elétrica são elaborados e executados, gratuitamente, por estudantes nas residências do bairro.  Também os alunos do Cetep do Portal do Sertão, em Feira de Santana, fazem projetos para reforma em edificações populares, dando um toque técnico e profissional.

Manutenção de computadores - Os estudantes do curso técnico em Informática do Ceep Carlos Correa de Menezes Sant´Anna, no Nordeste de Amaralina, também fazem, gratuitamente, manutenção de computadores. Mais de 100 pessoas são beneficiadas por mês. Para ter acesso, é preciso levar a máquina ao centro. A instalação do Ceep Carlos Correa de Menezes Sant´Anna, foi mais uma ação do Pacto pela Vida e atendeu a uma reivindicação dos moradores.

Notícias Relacionadas