Estudantes participam do VI Intercolegial de Bandas e Fanfarras

Mais de 400 estudantes integrantes de sete bandas e fanfarras escolares participaram, na quinta-feira (14), da primeira etapa do VI Intercolegial de Bandas e Fanfarras das escolas da rede estadual de ensino. O evento, que foi sediado no Colégio Estadual Ruben Dario, localizado no bairro San Martin, em Salvador, contou com um desfile cívico pelas ruas do entorno do colégio, atendimento em saúde realizado por estudantes da Educação Profissional, apresentações de dança, luta de boxe e competições entre as bandas e fanfarras.
 
As bandas e fanfarras participantes nesta etapa foram: Banda Macial do Colégio Estadual Ruben Dário (BAMCERD), Banda União dos Colégios Visconde de Mauá e Helena Matheus (BANUNI), Banda Macial do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (BMNB), Fanfarra do Colégio Estadual João Caribé, Banda Macial do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (BAMCACS), Banda Macial do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro (Legião) e, também, do Colégio Municipal Benedito de Oliveira Barros (FANBOB), Localizado em Itaparica.
 
O instrutor da fanfarra do Colégio Estadual João Caribé, Hermival Rego, informou como funciona o Intercolegial. “Após desfilarem, as bandas são julgadas pelos professores da própria escola que está sediando a etapa, que avaliam diferentes critérios nas categorias Baliza, Coreográfico, Corpo musical, Pelotão cívico, Mor e Porta Cartel ou Estandarte”, explicou.
 
A estudante Raissa Oliveira, 14, 8° ano, que toca o instrumento Trompete na BANCERD, participou do intercolegial pela terceira vez. “Gosto muito de me apresentar com a banda e no intercolegial conhecemos estudantes de diferentes escolas. Este ano, quero muito que nossa banda tenha as melhores pontuações para vencermos na final”, afirmou.
 
Quem também gostou muito de se apresentar foi Heberth Pereira, 19, 3° ano, que tocou trombone na banda BMNB. “O Intercolegial é muito importante, porque são várias bandas reunidas e nenhuma que ser melhor que a outra e, sim, mostrar seu talento da melhor forma possível para evoluir cada vez mais. Além disso, é uma forma de fazer novas amizades com integrantes das bandas participantes”, disse o estudante.
 
Além dos desfiles pelo entorno do colégio, apresentações de dança, lutas de boxes e competições das bandas; os estudantes tiveram acesso a serviços em saúde como aferição de pressão arterial e orientação nutricional com cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Os serviços foram prestados por estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética, do próprio Colégio Estadual Ruben Dário.
 
Sobre o Intercolegial - Nas quatro etapas, cada escola recebe até seis escolas com suas respectivas bandas e fanfarras e, no final, as que conseguirem as melhores pontuações de todas as atividades executadas são classificadas para a grande final (quinta etapa), que será realizada no mês de novembro, em Salvador.

Notícias Relacionadas