Estudantes participam de simulado do Enem em Cajazeiras IV

Estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras IV, participam, neste sábado (5/10), das 13h às 18h30, da primeira parte do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, que integra um conjunto de atividades desenvolvidas pela unidade escolar no intuito de preparar os estudantes para o Exame e o vestibular, seguirá o mesmo formato e ritual do Enem.

“O estudante chega à escola como se já fosse realizar a prova de verdade. Preparamos 90 questões retiradas de provas anteriores do Enem e os estudantes terão o mesmo tempo da prova real para respondê-las”, explica a diretora, Firmina Azevedo. Segundo a diretora, será criada uma situação real na qual existe um horário para o fechamento dos portões, cada sala contará com dois fiscais de prova e até uma embalagem para guardar os aparelhos celulares será disponibilizada. “O simulado é uma maneira de preparar o estudante e incentivá-lo a participar dos processos seletivos, mostrando que ele é capaz”.

Simulado relizado no Colégio Mestre Paulo dos Anjos
Participarão do simulado os estudantes do 3º ano do ensino médio, 4º do ensino médio integrado à educação profissional, concluintes do Tempo de Aprender II e do Tempo Formativo eixo 7. Neste sábado, na primeira parte do simulado, serão aplicadas as provas de redação, matemática e linguagens e códigos (língua portuguesa). No dia 14 de outubro, acontece a segunda parte do simulado, com as provas de ciências da natureza e ciências humanas.

Estudante do 3º ano do ensino médio, Mariana Oliveira Santos, de 20 anos, avalia que o simulado é uma oportunidade para conhecer o formato das provas do Enem e do vestibular. “Eu já fiz o simulado no ano passado e vou repetir agora. Ele dá uma boa base do que vai acontecer no Enem. Assim, me sinto mais preparada para fazer a prova”, conta a estudante que já foi aprovada nos curso de Jornalismo em duas faculdades privadas, e aguarda o vestibular de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Aulões – A programação da preparação dos estudantes para o Enem no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia contou, também, com a realização de aulões, palestras e visitas de representantes das principais faculdades de Salvador. Após a realização do simulado, os estudantes participarão de uma revisão, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, na qual serão discutidas e respondidas as questões do simulado.

Portal da Educação - Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar aqui e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.