Estudantes participam de rádio escolar no Colégio Estadual Governador Roberto Santos

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula, em Salvador, estão vivenciando uma nova experiência na área da comunicação. Com a inauguração da Rádio Web Juventude CEGRS, no fim do mês de outubro, cerca de dez alunos estão desenvolvendo programas educativos, com entrevistas, debates, informes, notícias, além de uma programação musical escolhida por meio de sugestões. A rádio vai ao ar de segunda a sexta-feira, durante o dia.

Inicialmente, a transmissão está sendo realizada de forma experimental por caixas de som distribuídas em toda a unidade. Até o final do ano, a rádio terá espaço também na internet. “Estamos estruturando um site para ter um maior alcance. Temos 60 estudantes inscritos para participarem do projeto, e pretendemos ter equipes nos três turnos. O objetivo é que eles gravem os programas nos turnos diferentes a que estudam, para serem transmitidos nos intervalos. Podendo também ser ao vivo,” explica a idealizadora e coordenadora da Rádio, Josefa Santana Lima, que utiliza a rádio como objeto de estudo no doutorado em Difusão do Conhecimento, da Universidade Federal da Bahia.

“Tivemos a inauguração no dia 29 de outubro e já pudemos apresentar os programas ‘Pedagogia em Pauta’, que discute o uso de tecnologias em sala de aula, e ‘De bem com a vida’, que fala sobre alimentação, com a participação do professor de Educação Física. As pautas são definidas em reuniões, em que debatemos assuntos que possam interessar a comunidade escolar”, informa o estudante do 2º ano, Emerson Caldas, 17 anos. Ele também ressalta que o espaço é aberto à participação de todos. “Divulgamos informações da Secretaria, sobre alimentação escolar ou qualquer outra notícia que seja de interesse dos nossos colegas”, conta.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação


O estudante do 2º ano, Felipe Santos de Oliveira, 16 anos, fala de sua participação na rádio. “Gosto muito de tecnologia e tive a oportunidade de aprender a trabalhar com programação. Estou tendo uma ótima experiência que contribui bastante no meu cotidiano na escola”. Já o seu colega do 1º ano, João da Silva Santos, 15, conta sobre como o projeto motiva a busca por novas perspectivas profissionais. “Eu pensava em cursar Engenharia Química, mas esse contato com a Rádio está me fazendo refletir mais sobre essa decisão. É bom poder conhecer alternativas”, conclui.

Notícias Relacionadas