Estudantes participam de oficinas e cursos preparatórios para o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

A expectativa tomou conta dos estudantes finalistas do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que começa nesta quarta-feira (2) e segue até sexta (04), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e é aberta ao público em geral. Os estudantes finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) estão participando de oficinas e cursos preparatórios em Salvador.  Os finalistas do Face ensaiam os arranjos musicais no estúdio Pracatum e os estudantes finalistas do TAL participam dos cursos no Hotel onde estão hospedados. O clima é de entusiasmo e alegria entre eles.
 
“Os 15 concorrentes do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) são muito bons. A preparação está sendo satisfatória e já vamos gravar a voz definitiva para o registro do CD”, contou o diretor musical do Face, Luciano Bahia, que é cantor, compositor, arranjador e instrumentista. Ele destacou que, este ano, os ritmos predominantes das canções estudantis são: rock, pop-rock, hip-hop, reggae e samba.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A cantora e compositora baiana Manuela Rodrigues está trabalhando na preparação da voz dos finalistas do Face e do TAL. Ela ressaltou o comprometimento dos alunos. “É muito gratificante o trabalho com eles. Como todos os anos acontece, eles estão tendo uma intensa vivência. Meu papel aqui é tentar potencializar o canto deles e a performance de palco, observando o que cada canção pede para o seu intérprete”, disse Manuela.
 
A estudante J.R., 17 anos, estudante do Colégio Estadual Modelo, no município de Itaberaba, é uma das que vão levar o estilo pop-rock para o palco armado na Arena Fonte Nova. “Tenho uma banda de rock na minha cidade e comecei a cantar na igreja, onde ainda canto. Minha expectativa é muito grande, porque é a primeira vez que participo desse projeto. Mais importante que ganhar é ter a oportunidade de divulgar o nosso trabalho”.
 
A dupla M.D., 17 anos, e P.B., 20 anos, do 2º ano do Colégio Estadual Armando Ribeiro Carneiro, está apostando na alegria de participar de um evento tão grandioso como o Encontro Estudantil. “Vamos levar o nosso rap para a Fonte Nova e isso não é pouco. A ansiedade é grande, mas não acho que ganhar o festival seja o mais importante. A experiência única que estamos tendo aqui já está sendo maravilhosa”, disse M.D. O parceiro completou: “Estou muito ansioso e feliz. Se ganharmos, ótimo! Mas chegar onde chegamos já é uma conquista imensurável”.
 
"A ansiedade é grande, mas não acho que ganhar o festival seja o mais importante. A experiência única que estamos tendo aqui já está sendo maravilhosa”, disse o estudante M.D.
 
Em ritmo de ensaio estão, também, o trio R.F., H.M. e B.O., todas com 17 anos e estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Sinésio Costa, no município de Riacho de Santana. “Estamos tranquilas, muito unidas e entrosadas com os demais finalistas. Formamos um grupo no WhatsApp que ajudou a quebrar essa coisa da competitividade”, disse B.O. “Estamos torcendo juntos pelo bom desempenho de todos. Quando um erra, o outro ajuda. Todos nós já somos vencedores em ter chegado à final”, completou H.M.
 
4º Encontro Estudantil – O Face e o Tal são apenas dois dos projetos que irão reunir mais de 4 mil estudantes expositores durante o 4º Encontro Estudantil da rede estadual. As criações estudantis desenvolvidas nas escolas serão apresentadas, ainda, durante a 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, Encontro e Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).

 

Notícias Relacionadas