Estudantes participam de oficina de video

Palavras-chave:

Como fazer um vídeo? Quais as etapas básicas de produção? Como se expressar por meio das narrativas audiovisuais? Estas são algumas questões trabalhadas na Oficina de Vídeo do Plano de Bairro 2 de Julho, que conta com a participação de estudantes do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Largo 2 de Julho, em Salvador. O projeto, que integra a disciplina Produção de Artes, ministrada pela professora Adriana Cerqueira, é uma parceria entre a unidade escolar e o Grupo Lugar Comum, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A oficina é desenvolvida em duas turmas do 1º ano do ensino médio, às quartas-feiras. Nas aulas, os estudantes aprendem sobre a produção de vídeos focados na realidade do lugar onde vivem e estudam.  “A partir da oficina, os alunos estão aprendendo a produzir vídeos com o celular. Eles têm a oportunidade de dar um uso mais ampliado ao aparelho, além de serem incentivados a utilizar as redes sociais para compartilhar as suas produções”, afirma a professora Adriana Cerqueira.

Os estudantes se dividiram em três temáticas: a relação dos antigos moradores com o bairro, a memória de Castro Alves e a interação dos feirantes com o Largo 2 de Julho. A aluna Laura dos Santos, 14 anos, conta que a oficina tem contribuído para um novo olhar sobre o seu bairro. “Estou achando muito interessante esse trabalho porque, no final, toda a comunidade poderá assistir a nossa produção e ganhará uma nova consciência do lugar onde vivemos, disse”.

O coordenador do Grupo Lugar Comum, Bau Carvalho, considera importante a participação dos estudantes da rede pública no projeto pelo seu caráter educacional e multidisciplinar, além da troca de experiências entre os envolvidos, visando ao planejamento do bairro. “É uma oportunidade, também, para os alunos ganharem uma nova concepção na produção de imagens a partir do uso de tecnologias com conteúdos lúdicos e, ao mesmo tempo, educativos”, considera.

Notícias Relacionadas