Estudantes participam de I Sarau de Poesias e Leituras com Roda de Conversa

Palavras-chave:
Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O auditório do Complexo Educacional Oscar Cordeiro (Ceoc), no bairro de Água de Meninos, em Salvador, foi palco de uma verdadeira celebração à arte. Com declamação de poesias e poemas, leitura de textos literários, apresentações de dança e discussão sobre arte, estudantes, professores e funcionários da rede estadual participaram do I Sarau de Poesias e Leituras com Roda de Conversa, que aconteceu na terça-feira (27/10).

“Esse evento é um desdobramento do I Concurso de Poesia dos Centros Interdisciplinares (Cenint) e um desejo dos próprios poetas classificados de poderem declamar as suas poesias. Conseguimos unir diversas unidades em torno do projeto, que proporciona também, aos participantes, idas ao teatro e cinema, participação em oficinas, entre outros”, destacou Olenêva Souza, coordenadora das Atividades Socioculturais Educativas do Cenint.

Convidada para participar do debate sobre cultura, Danila Maia, mediadora cultural do Teatro Sesc-Senac Pelourinho, falou da iniciativa do Sarau. “É fundamental esse projeto por incentivar a literatura, como forma de ocupar o espaço e quebrar a resistência dos estudantes a esta expressão artística, além de proporcionar esse diálogo entre os presentes”.

>> Clique aqui para ver mais fotos

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
Participante da organização, o estudante do Curso Técnico em Cozinha, Felipe Conceição Moreira, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Ceep-BA), também apresentou a poesia “O que me aguarda” durante o Sarau. “Tive a sorte em ter uma professora que me incentivou a participar do Concurso. Para escrever, uso das minhas experiências pessoais e acredito que isso me ajuda no âmbito escolar e na vida cotidiana.”

Com apenas 13 anos, o estudante do 8º ano, Eleilton Pereira, do Colégio Estadual Vitor Soares, na Ribeira, conta como o amor pela poesia contribui na sua formação. “Conhecer a poesia me fez uma pessoa diferente. Comecei a colocar meus sentimentos para retratar o que sinto, colocando uma rima e acredito que consegui produzir algo legal falando sobre o valor da vida. Isso faz com que eu me concentre em coisas legais e fique longe das coisas ruins”.

 

Notícias Relacionadas