Estudantes participam de festival sobre eficiência energética

Palavras-chave:
Estudantes do Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro, no bairro de Arenoso, em Salvador, deram início nesta segunda-feira (8) a sua participação no festival ‘Tô Ligado na Energia’, uma ação realizada pela Coelba, através do Programa de Eficiência Energética (PEE), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com o intuito de atrair os alunos para o aprendizado sobre o uso racional e seguro da energia elétrica nos ambientes escolar e doméstico, a ação funciona como uma gincana, que prossegue até 1º de outubro em unidades estaduais com Educação Integral.
 
Líder da equipe Laranja do Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro, o estudante Ruan Conceição, 14, 8ª série, conta que está empolgado em aprender se divertindo com as tarefas do festival. “Estou adorando esta gincana porque é um projeto que, através de brincadeiras, aprendemos a criar novos hábitos em relação ao uso da energia elétrica. Em casa, já estou mais consciente como, por exemplo, não coloco mais tênis para secar atrás da geladeira porque esta atitude faz com que o motor do aparelho trabalhe mais e, consequentemente, gasta mais energia. Também, convenci meus pais a trocarem as lâmpadas comuns pelas de led, que são infinitamente mais econômicas”, relata.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O estudante Natan Santana, 15, 1º ano, líder da equipe Azul, também está entusiasmado com o festival, principalmente pela união entre os colegas que o projeto está proporcionando. “Além de estarmos ganhando mais consciência sobre o uso racional e seguro da energia, observo que a comunidade escolar está mais unida e convicta que somos nós os responsáveis por mudanças importantes de comportamento por um planeta mais sustentável”.
 
A vice-diretora da unidade, Rosana Almeida, conta que está orgulhosa dos estudantes pelo excelente empenho no cumprimento das tarefas educativas do festival ‘Tô Ligado na Energia’, que é focado em alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. “Eles estão obtendo conhecimentos importantes, como fontes limpas, racionalização no uso da energia, segurança no uso da energia e o aumento da quantidade de resíduos a reciclar, tudo de uma forma muito lúdica”.
 
‘Tô Ligado na Energia’ – Durante o festival ‘Tô Ligado na Energia’ serão ministras oficinas de teatro, dança e música, além de jogos educativos e tarefas envolvendo a participação da comunidade externa. A primeira escola da rede a participar do projeto foi o Colégio Estadual Pedro Calmon, no bairro de Armação, em Salvador. A gincana passará, ainda, nos colégios Luiz Fernando Macêdo Costa, em Cajazeiras VII, e Dalva Matos, no Lobato, ambos localizados, também, na capital baiana. O evento teve início no dia 11 de julho, quando os estudantes participaram de um encontro de apresentação da ação. Cada escola participa do projeto durante um mês. No final do projeto, será realizado o Sábado Show em cada escola, quando haverá apresentação dev atividades artísticas e será pesado o material reciclável coletado para o Vale Luz (abatimento no valor da conta de energia).

Notícias Relacionadas