Estudantes participam de concurso de redação do Senado Federal

Palavras-chave:

 

Uma boa notícia para os estudantes do ensino médio da rede estadual. Vem aí o IV Concurso de Redação do Senado Federal. Com o tema O Brasil que a gente quer é a gente quem faz, a seleção é realizada pela Secretaria deRelações Públicas, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
 
Estão aptos a participar do concurso estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas estaduais, com faixa etária de 16 a 19 anos (completos até o dia 21 de outubro deste ano).
 
Os candidatos passarão por três etapas. A primeira refere-se à seleção de uma redação do aluno por escola. Em seguida, a instituição irá enviar o texto para a Secretaria da Educação do seu estado, juntamente com a ficha de inscrição assinada pelo diretor da escola, pelo  estudante e por seu responsável. O prazo de entrega é até 30 de setembro próximo. Por último, a Secretaria da Educação irá encaminhar a redação finalista ao Senado Federal.
 
O concurso vai premiar as escolas dos três primeiros alunos com computadores, livros e DVD. Além disso, os 27 finalistas, um de cada estado, receberão um notebook e um certificado de participação honrosa. Os representantes dos estados terão suas redações compiladas e publicadas pelo Senado Federal. A assessoria da Secretaria de Relações Públicas do Senado informa que, até junho, enviará todo o material de divulgação e o cronograma do concurso para as Secretarias de Educação, Diretorias Regionais e unidades escolares.
 
Jovem Brasileiro – Em 2011, o Concurso de Redação do Senado Federal passou a fazer parte do programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42/2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do poder legislativo brasileiro.
 
O projeto tem, ainda, a intenção de estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. Assim, os alunos finalistas do concurso de redação terão a oportunidade de participar da edição anual do projeto Jovem Senador - que vai permitir que jovens estudantes atuem como senador, simulando o processo legislativo, com a elaboração e a aprovação de leis. Cada um irá representar a unidade da federação na qual foi classificado em primeiro lugar.
 
Além de incentivar a leitura e a produção de um bom texto, a diretora da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Lúcia Gomes da Silva, ressalta que o programa “reforça a consciência cidadã, mostrando aos jovens que a participação política amplia suas vozes e boas ideias”.
 
Maiores informações pelo telefone (71) 3115-9190.

 

Notícias Relacionadas