Estudantes participam de aulão virtual de Arte do projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação

Palavras-chave:
Mais uma aula on-line voltada para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), nesta terça-feira (28), através do Projeto ENEM 100%. Com transmissão pelo canal do YouTube "Educação Bahia", o aulão virtual, desta vez, foi com a professora de Artes Stael Machado, do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves (antigo ICEIA). A atividade visa auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 
 
Durante o aulão virtual, a educadora mostrou a importância do conteúdo de Arte nas provas do ENEM e os temas ligados à área que mais caem no exame. “Quem pensa que no ENEM não cai Arte? Pois fiquem ligados porque são cinco questões ligadas à esta área do conhecimento, dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que exigem interpretação e interdisciplinaridade. As artes servem para nos divertir, mas também nos trazem conhecimentos e contribuem para trabalhar a nossa mente crítica”, ressaltou. 
 
Dentre os temas mais propícios a caírem nas provas do ENEM em relação ao conteúdo de Arte, a professora citou o body art (uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico); a arte performática (utiliza o corpo como instrumento, mas podendo aliar outros elementos, como o teatro e a dança); a instalação (quando a obra de arte ocupa todo um espaço pré-determinado, criando ambientes artísticos); e o hip-hop e grafite (movimentos surgidos nas periferias tendo como base a crítica social). A educadora explicou, também, sobre os movimentos artísticos vanguardistas que são mais focados nas provas do ENEM, como o Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.
 
Sobre as aulas on-line
As aulas virtuais do Projeto ENEM 100%, que ficam disponíveis no canal do Youtube da Educação após a live, acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, até 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares. A próxima aula, nesta sexta (31), será com a professora de Matemática Dennys Borges. No Portal da Educação, o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.  
 
A SEC também disponibilizou o “Trilhas do ENEM” para ajudar os estudantes no planejamento dos seus estudos, sem precisar ficar navegando à toa no ciberespaço. “A ferramenta é uma sequência de temas e assuntos escolhidos por especialistas no exame, com os tópicos necessários para organizar a rotina e se dar bem nas provas. Se forem seguidas de forma diligente e com perseverança, com certeza, ajudarão a organizar a rotina", destacou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito.
 
Também estão disponíveis no Portal da Educação conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Já a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), reúne conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). O estudante pode, ainda, se preparar através da TVE, que exibe às 13h e às 15h o programa "Estude em casa", em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.
 

Notícias Relacionadas