Estudantes participam de ações educativas do Detran

Palavras-chave:
Foto: Ascom/Detran
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais de 100 alunos do Colégio Estadual Ypiranga, no bairro Dois de Julho, em Salvador, participaram de ações educativas do projeto ‘Trânsito Cidadão’, iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que levou informações sobre segurança viária e cidadania para a sala de aula, com a palestra do diretor-geral do órgão, Lúcio Gomes.
 
O estudante Matheus Paim, 18 anos, se mostrou preocupado com o risco de acidentes. "O trânsito faz muitas vítimas diariamente. Não só motoristas, como pedestres. Temos motoristas alcoolizados, motociclistas sem o calçado adequado e outras situações que geram acidentes fatais. Deixo essa palestra com uma nova ideia sobre trânsito, de que devo respeitar a minha vida e a do outro".
 
O Detran, de acordo com o diretor do órgão, prioriza a educação para o trânsito. "Desde 2015, ampliamos as ações educativas, com destaque para a requalificação do nosso Centro Interativo, onde crianças e adolescentes aprendem de forma lúdica. Decidimos ampliar esse trabalho por meio do 'Trânsito Cidadão', que já atendeu 45 mil alunos da rede pública de ensino, na capital e no interior".
 
O colégio recebeu também atividades do "#TransformaÊ: Virada Educacional Bahia", projeto da Secretaria de Educação do Estado que mobilizou, no mesmo dia (terça-feira, 6). 1,3 mil escolas, com 12 horas seguidas de oficinas de artes, esportes e ciências e orientações sobre mobilidade urbana. "Mostramos aos alunos que este espaço é deles. Ao lado do Detran, apresentamos um diálogo que aproxima o trânsito dos estudantes e educa para transformar", disse a coordenadora de Educação Integral da secretaria, Rowena Brito.
 
Diretora do Colégio Ypiranga há 25 anos, a professora Rosa Amparo ressaltou a contribuição dos órgãos para o aprendizado dos aluno, salientando que “ética, inclusão social, respeito e a busca pela melhoria da qualidade de vida são fatores claramente reforçados nesses projetos, que contribuem para a formação dos jovens”. 
 
Fonte: Ascom/Detran

Notícias Relacionadas