Estudantes participam de ação de prevenção à dengue

Cerca de 140 mil estudantes do ensino fundamental, de dez municípios baianos, participam na quinta-feira (18) da primeira etapa do "Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas". A ação incentivadora para o combate à dengue foi lançada na quarta-feira (17), através de uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O programa é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Secretaria da Educação e municípios baianos.

Inicialmente, o público alvo é formado por alunos do ensino fundamental I e II, a fim de buscar a adesão dos estudantes para que eles se familiarizem com o tema e percebam a necessidade de fiscalizar suas casas, bem como alertar os adultos um posicionamento atuante e responsável frente ao controle da dengue. “O estudante é um irradiador de conhecimento e também um incentivador no combate ao mosquito”, disse o secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Material de prevenção e combate à dengue

Para a incentiva foram produzidos dois modelos de cartilhas com a temática da dengue, ilustradas com personagens da turma do Xaxado. Os secretários de Saúde dos municípios participantes do programa foram orientados a buscar apoio da Secretaria de Educação para que o trabalho seja desenvolvido de forma contínua, intersetorial e integrada.

“Quando envolvemos as crianças e adolescentes, conseguimos que eles levem para os pais, irmãos, vizinhos todas as informações desse trabalho”, disse o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. Ele classificou a ação como importante para se criar uma cultura de combate ao mosquito, para que as pessoas façam de uma rotina a eliminação dos focos de dengue. Nessa primeira etapa, a ação ocorrerá em Feira de Santana, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Paramirim, Seabra e Tanque Novo.

Situação da dengue
A situação da dengue no Estado foi apresentada durante a videoconferência pela superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Alcina Andrade. Ela mostrou os números na Bahia que teve o registro de 33.218 casos notificados até o dia 15 de abril, número pouco maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, 32.884. Alcina Andrade ainda apontou que foram 35 casos da forma grava da doença este ano, com o computo de seis óbitos.

“O cenário da dengue não está tranqüilizador. O combate à dengue deve ser feito o ano inteiro”, afirmou a Superintendente. Ela aponta que a dengue na Bahia está vinculada diretamente ao saneamento doméstico, já que 90% dos focos do mosquito se encontram nas residências. Alcina Andrade ainda alerta que a mobilização para o combate a dengue deve ser de todos. “Queremos evitar mortes e essa rede de mobilização é essencial”, disse.

Alcina Andrade alerta que a maior parte dos focos de dengue é encontrada em reservatórios de água em nível de solo. Segundo ela, caixas d'água, tonéis e tanques descobertos são os locais onde há maior concentração de larvas do Aedes aegypti. "É preciso deixar os reservatórios tampados todo o tempo e lavá-los periodicamente, para que nenhuma larva se desenvolva nas suas paredes", orienta.

Campanha de alerta
Para conscientizar a população, a Secretaria da Saúde do Estado investiu cerca de R$2 milhões em uma campanha publicitária, com orientações para a eliminação dos focos da dengue. São peças que foram veiculadas em fevereiro, em jornais, mobiliário urbano, blogs, painéis eletrônicos, TVs e rádios.

As peças veiculadas no período da campanha foram apresentadas pelo diretor de comunicação da Sesab, Ricardo Alt. “A comunicação é um elemento importante para que haja um impacto significativo no combate ao mosquito da dengue”, disse Ricardo Alt. Ele ainda destacou que uma das idéias é que a ação seja contínua e que se torne pauta constante nas escolas.

Fonte: Ascom/Saúde