Estudantes participam de ação de preservação ambiental em Arraial D´Ajuda

Palavras-chave:
Fotos: Flávia Maciel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 80 estudantes de escolas públicas de Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, estão participando das ações promovidas pelo Festival das Baleias, evento que vem mobilizando ambientalistas, estudantes, pesquisadores, turistas e população local em torno da conscientização ambiental e preservação da vida marinha. Neste sábado (05/09) as atividades serão iniciadas às 09 horas, na praia de Mucugê, com a limpeza das praias e coleta do lixo marinho.

"Podemos usar as dicas que eles deram para melhorar o ambiente para nós mesmos", estudante Raul Oliveira da Silva

Ed Bastos, coordenador do BG 500 e responsável por ações de preservação da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, explica que o lixo marinho é um problema global que precisa ser solucionado através das ações locais. Durante a roda de conversa com os estudantes da rede estadual de ensino, realizada na sexta-feira (04/06), Ed Bastos falou sobre a importância da tomada de consciência ambiental da população para a diminuição de geração do resíduo sólido que, frequentemente, é despejado no mar. “Não tem ninguém pra cuidar melhor do lugar que você mora, do que você mesmo. O morador é a principal peça de transformação em qualquer local. Partindo dele, é muito mais fácil a gente começar a resolver os problemas”, explica.

 

Fotos: Flávia Maciel

 

Após participar da roda de conversa com ambientalistas e organizadores do Festival das Baleias, Raul Oliveira da Silva, estudante do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, reconheceu a importância de uma mudança no comportamento da comunidade local. Morador de Arraial D’Ajuda há 12 anos, ele revela que vem observado um aumento da degradação ambiental e acredita que, se seus colegas começarem a se interessar pela questão, assim como ele, o resultado será positivo para todos. “Como somos jovens, somos a nova nação. Podemos usar as dicas que eles deram para melhorar o ambiente para nós mesmos, passar para os nossos pais e, no futuro, para os nossos filhos e gerar uma nação consciente”, afirma.

Notícias Relacionadas