Estudantes participam da primeira fase da Olimpíada de Matemática

O gosto pela Matemática levou muitos estudantes da rede estadual de ensino a participarem, nesta terça-feira (07), da primeira fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foi realizado em várias escolas da rede estadual e visa revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática em todo país.
 
O Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, em Salvador, foi uma das escolas inscritas e os estudantes fizeram a prova com bastante entusiasmo. “Acredito que a Matemática é uma das bases do conhecimento, por isso tenho muito interesse pela disciplina e na escola encontro professores que nos inspiram bastante”, cometna o estudante do 1º ano, Rafael Santana,15 anos.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Com o objetivo de cursar o ensino superior em Engenharia Mecatrônica, o estudante do 3º ano, Kelvin Santos, 16, fala da motivação em participar da Olimpíada. “Eu sou apaixonado por cálculos e raciocínio lógico, e muito inspirado pelo Pitágoras, que apesar de ser um matemático buscava outros tipos de conhecimento que podem contribuir com a área que quero fazer”, relata.
 
Na sua quinta participação, Daiane de Carvalho, 17, estudante do 3º ano, destaca a importância do incentivo da disciplina na escola. “Gosto muito de Matemática e apesar de ainda não ter passado da primeira fase nas edições que participei, percebo uma melhora no meu desempenho. Também quero cursar licenciatura em Química e as olimpíadas me ajudam bastante”, disse.
 
Para um bom desempenho no exame, os professores também se colocam à disposição dos estudantes para trabalhar na sala de aula questões disponibilizadas pelo site da Obmep. “Na medida do possível vamos intercalando a grade curricular, com os assuntos direcionados às Olimpíadas. A boa notícia é que a organizadora já tem um projeto para incluir professores que trabalharem com os alunos interessados em horários alternados. Isso deve acontecer a partir de 2017”, explica a professora de Matemática, Marluce Brasil.
 
Obmep - Os estudantes classificados para a segunda fase farão uma prova, no dia 10 de setembro, composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. As provas desta fase, que define o resultado final, são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Impa. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da Olimpíada na internet.
 
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Notícias Relacionadas