Estudantes participam da Festa Literária de Barreiras

Palavras-chave:

Os estudantes da rede estadual de ensino contam com uma programação especial na 1ª Festa Literária de Barreiras (FLIB), iniciada nesta quarta-feira (18) e que prossegue até domingo (22), no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras, unidade vinculada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, irá promover atividades lúdicas que estimulam o gosto pela leitura.

 

Fotos: Acervo pessoal

 

No stand do Centro Juvenil, os estudantes poderão participar das oficinas ‘Contadores de História’ e ‘Fazendo Selfie’, visitar a exposição da coleção completa dos livros do poeta Drummond de Andrade e confeccionar poesias visuais, utilizando programas específicos de computador. Haverá, ainda, o Café Literário, com recital de poesias e roda de conversa para análise dos poemas de Drummond.
 
“Vamos apresentar na Tenda Carlos Drummond de Andrade, nome dado ao stand do Centro Juvenil, a literatura sob um olhar diferente, misturado a tecnologia e a ludicidade ao prazer da leitura. É muito importante a nossa participação nesta festa literária. É um momento cultural rico, de troca de experiências e conhecimentos, que mexe com a vida dos estudantes”, afirma a diretora do Centro Juvenil de Barreiras, Laisa Brandão.
 
  • Ouçam matéria realizada pelo Jornal da Educadora - (Rádio Educadora)

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

 
 
 
 
Além da programação geral da Festa Literária de Barreiras – que envolve lançamentos de livros de autores do município, palestras, apresentações musicais e culturais, feira de livros e de artesanatos, debates e  roda de conversas –, haverá atividades específicas em cada stand das instituições participantes, entre os quais os das Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); o do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e o do Núcleo Regional de Educação (NRE-11).
 
Centros Juvenis - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Uma unidade funciona em Salvador e outra na cidade de Senhor do Bonfim. Além de Barreiras, outros centros juvenis estão sendo implantados, em 2016, em Itabuna e Vitória da Conquista, com previsão de beneficiar 11 mil estudantes com cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados.
 
Programação do stand do Centro Juvenil de Barreiras:
 
18/5 (quarta)
* Escrita simultânea - escrita de texto envolvendo os acontecimentos do stand e visitantes. O texto será projetado simultaneamente ao processo de escrita;
* Declare seu amor por um livro – entrevistas filmadas com os visitantes da Festa sobre seus livros preferidos.
 
19/5 (quinta)
* Produção de poemas visuais e nuvens de palavras, utilizando computadores;
* Declare seu amor por um livro – entrevistas filmadas com os visitantes da Festa sobre seus livros preferidos.
 
20/5 (sexta)
* Oficina Contadores de História;
* Café literário – será realizado às 18h, um momento de recital e roda de conversa com análise de poemas de Drummond.
 
21/5 (sábado)
* Baú Literário – recital e pequenas dramatizações com textos de Drummond, utilizando objetos e peças de vestuário presentes no Baú;
* Declare seu amor por um livro – entrevistas filmadas com os visitantes da Festa sobre seus livros preferidos.
* Exibição de documentário sobre Carlos Drummond de Andrade
 
22/5 (domingo)
* Oficina Fazendo Selfie;
* Participação no PIC NIC Literário

Notícias Relacionadas