Estudantes participam da 8ª Olimpíada em História do Brasil

Palavras-chave:
Essas últimas semanas estão sendo de muito aprendizado para os estudantes que compõem a Equipe Clube de História do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo, localizado no município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador. Alessia Bispo, 13 anos, Taylani Santana, 14, e Catarina Mendes, 12, que cursam o 9° ano, estão participando juntamente com seu professor de História, Delmaci Ribeiro, da segunda fase da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
 
A ONHB é composta de cinco fases de provas on-line de classificação até a fase final com prova presencial, que acontece no dia 20 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, São Paulo. O grupo do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo faz parte das 9.627 equipes aprovadas para a segunda fase e terá até as 23h59, do dia 21 de maio, para responder a 10 questões e uma tarefa sobre variados assuntos sobre a história do Brasil. Para isso, eles estão empenhados nos estudos e todo sábado a equipe se reúne, durante quatro horas no colégio, para pesquisar e estudar.
 
Fotos: Acervo pessoal
De acordo com o professor de História, Delmaci Ribeiro, as reuniões de estudos estão muito produtivas. “Trabalhamos os conteúdos de forma mais crítica e reflexiva para identificarmos as respostas que mais se adéquam às questões das provas. Desta forma, conseguimos construir conhecimentos e desenvolver novas habilidades que vão além dos assuntos trabalhados na sala de aula e os estudantes estão totalmente comprometidos”, explica o educador.
 
Alessia Bispo afirma que participar do grupo e da olimpíada está proporcionando uma nova experiência de estudos. “É muito bom poder pesquisar e debater com colegas interessados em aprender um pouco mais sobre a História do Brasil”, comenta. Para Catarina Mendes, os conteúdos estudados irão contribuir para o seu rendimento escolar. “Quero tirar dúvidas e me aprofundar nos assuntos para conseguir boas notas no colégio e passar nas próximas fases da olimpíada”, diz.
 
Já Taylani Santana acredita que esta experiência proporciona um aprendizado para além das avaliações escolares. “Estou aprendendo a interpretar melhor as questões com um olhar mais crítico juntamente com meus colegas e é muito bom representar a Bahia numa olimpíada nacional”, destaca a estudante.
 
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2009. O resultado das equipes classificadas para a terceira fase será divulgado na próxima segunda-feira (23), no site da olimpíada www.olimpiadadehistoria.com.br.

Notícias Relacionadas