Estudantes participam da 18ª Expoagri de Irecê

Hortas subterrâneas, canteiros econômicos, doação de mudas, campanha sobre coleta seletiva, aferição de pressão arterial, massagem terapêutica e empreendedorismo são algumas das ações que os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Irecê estão apresentando na 18ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri), que prossegue até domingo (dia 1º/5). No estande, os alunos apresentam iniciativas voltadas à Saúde, à Gestão e Negócios, ao Meio Ambiente, à Segurança do Trabalho e a Recursos Humanos.
 
Fotos: Arquivo Cetep
O aluno do curso de Agropecuária, Cleuvis dos Santos Tena, 18 anos, conta que os projetos de intervenções sociais, voltados à sustentabilidade, têm chamado a atenção da população. “Pra nós, estudantes, é muito importante obter este espaço para mostrarmos à população as técnicas que aprendemos no Cetep e ajudá-la a ter uma melhor qualidade de vida. Portanto, a nossa participação tem um apelo social e isto muito nos gratifica”.
 
“A participação dos nossos estudantes na Expoagri, que é o maior evento  agropecuário do nosso território, é muito importante porque é uma oportunidade de eles apresentarem ao público visitante ações sustentáveis, que eles desenvolvem no Cetep. Com isso, estamos contribuindo para uma sociedade mais sustentável quando, por exemplo, ensinamos a fazer uma horta subterrânea, que é uma tecnologia social adaptada ao Semiárido, já que temos carência de água na região”, destaca o diretor do Cetep de Irecê, Carlos Ney de Oliveira.
 
A professora Sormana Torres, responsável pelo eixo Saúde, explica que os estudantes estão com várias ações com cunho preventivo. “Os alunos estão muito motivados e o mais importante é que eles estão treinando a relação interpessoal com o público através da prestação de serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, tipagem sanguínea e glicemia capilar”, afirma. Além disso, completa, os alunos estão provendo campanhas de sensibilização, a exemplo do uso do sódio na alimentação. Para isso, conta, eles desenvolveram um tempero natural à base de ervas, como manjericão e alecrim, evitando a utilização em excesso do sal.     
 
Os estudantes participam, também, do Palco Cultural, com apresentações de música e poesia. “No Cetep, fizemos um Caça Talentos, através do qual selecionamos os maiores talentos que estão se apresentando da Expoagri. Além disso, como o tema do evento é ‘Cultura Regional’, trouxemos, também, repentistas e sambistas da região”, revela Cleuvis Tena.

Notícias Relacionadas