Estudantes movimentam Subúrbio Ferroviário com peça teatral em homenagem à cultura baiana

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Foto: divulgação
 
Com música, dança e literatura, cerca de 30 participantes, entre estudantes e ex-alunos, encenaram, neste sábado (19/01), no Colégio Estadual Dalva Matos, no bairro do Lobato, a peça teatral “Ó pai ó: Um amor pela Bahia!”, em uma versão do aclamado filme brasileiro da cineasta e diretora teatral, Monique Gardenberg. A iniciativa faz parte da décima edição do Projeto Baile Literário, cujo objetivo é promover a arte e a cultura na unidade escolar. Neste ano, o projeto homenageia a Bahia, abordando as questões sociais e culturais do Estado.         
 
A professora e criadora do projeto, Marineuza Moura, contou sobre o trabalho desenvolvido na escola. “A construção do projeto ocorre no decorrer no ano letivo, com o estudo da obra literária, com o estudo de figurinos, músicas e cenários. A ideia é promover um estudo multidisciplinar, despertando as diversas competências dos alunos, unindo escola, estudante e comunidade, desenvolvendo a necessidade do trabalho coletivo, o respeito à diversidade, além de resgatar a autoestima e a integração social de todos os envolvidos. A ação tem participação dos alunos formandos do Ensino Médio, além de colaboradores de outras séries e ex-alunos”, contou. Assina toda a direção teatral e musical, o ex-aluno, bailarino internacional e coreógrafo, Julenilson Cardoso.
 
Para a estudante concluinte, Beatriz Lima Barreto, a participação no projeto era bastante aguardada. “Há quatro anos estou na escola e sempre acompanhei o trabalho da professora Marineuza que realiza esse fantástico projeto. Como gosto de Literatura esperei ansiosa pela oportunidade e fiquei bastante feliz em fazer parte da peça. Entre as encenações, teremos a inserção de dança, com músicas de artistas baianos nessa grande homenagem à nossa terra”, disse. Entre as canções apresentadas estarão “Faraó”, “Jubiabá”, “Chame Gente”, “O Canto dessa Cidade” e “Vem meu Amor”.
 
Morador do Lobato e ex-aluno da unidade, Elton Almeida, descobriu no projeto seu interesse pela arte. “Para ser sincero, não tinha muito proximidade com a arte. Foi através do projeto que comecei a conhecer mais sobre teatro, música e dança. Mesmo já saindo da escola e seguindo na área de Tecnologia da Inovação (TI), eu continuo acompanhando e participando do projeto, porque acredito que valoriza a integração da escola com a comunidade, além de promover a cultura no nosso bairro”, disse.

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