Estudantes homenageiam os 170 anos do poeta Castro Alves

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Poesia (14/3), os estudantes da rede estadual de ensino fizeram diversas homenagens ao poeta baiano Castro Alves, que completaria 170 anos. A programação incluiu Cortejo Poético, no centro da cidade, com a participação dos estudantes do Colégio Estadual Ypiranga. Também teve declamação de poemas, na Câmara Municipal de Salvador, com estudantes da Escola Estadual Castro Alves e uma videoconferência dedicada ao poeta, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

No período da manhã, os estudantes do Colégio Estadual Ypiranga acompanharam o XIV Cortejo Poético Dia da Poesia, da Praça da Piedade até a Praça Castro Alves. O local serviu de palco para a declamação de poemas e para o tradicional parabéns, com direito a bolo temático. Os estudantes Luis Carlos Soares, 15 anos, do 1° ano, e Isaac Joaquim dos Santos, 11, do 6º ano, estavam caracterizados como Castro Alves e se emocionaram no momento de interação com o público.

“Recitei os poemas ‘Pergunta e Resposta’ e ‘O Livro e a América’. Estou muito feliz de representar este grande poeta, pois ele está vivo em nossos corações”, destaca Luis Carlos Soares. Para o estudante Isaac dos Santos, o dia foi intenso. “Esta é a primeira vez que eu declamo em público e gostei bastante”, revela o estudante, que declamou a poesia 'Coração'.

A tarde também foi marcada por muitos poemas e apresentações musicais. Os estudantes da Escola Castro Alves, localizada no bairro da Calçada, participaram da comemoração alusiva ao poeta na Câmara Municipal de Salvador. Eles declamaram poemas, fizeram uma apresentação de frevo e soltaram a voz com o coral da unidade escolar.

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

Simultaneamente, alguns estudantes também participaram da videoconferência “Arte e Cultura nos Contextos Escolares: uma homenagem aos 170 anos de Castro Alves”, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com transmissão para os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O evento também contou com poesias e apresentações musicais.

A estudante Rebeca Bispo Santos, 14, da Escola Estadual Castro Alves, socializou um poema de sua autoria sobre o homenageado. “Fiz o poema ‘O Grande Poeta do Amor’, para mostrar o quanto Castro Alves demostrava seus sentimentos e ideias através das suas obras, que também me serviram de inspiração”, afirma.

A estudante Iasmin Carolaine Gonçalves, 3° ano no Colégio Estadual Deputado Manoel Novais, também se apresentou. Ela foi uma das vencedoras do Concurso Festa Literária na Rede Estadual da Bahia: 169 anos de Castro Alves, realizado em 2016, pela Secretaria da Educação do Estado. “Escrevi o poema ‘Meu Anjo, Meu Anjo Negro’, porque me senti muito inspirada com as obras do autor e isso me deixou muito feliz”, ressalta.

O evento contou com a presença do professor emérito da UFBA, historiador e administrador cultural, Fernando da Rocha Peres. Além de homenagear Castro Alves, ele falou sobre Gregório de Mattos. “É uma honra poder falar um pouco sobre estes dois grandes baianos que nos deixaram diversas obras importantes e que são lidas e declamadas por gerações de estudantes e amantes da poesia”, destaca.

>> O assunto foi destaque do TVE Revista; assista à reportagem