Estudantes homenageiam o centenário de Paulo Freire com cordéis e caricaturas

Palavras-chave:

 

Os estudantes do Ensino Médio e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, localizado no município de Saúde, realizam o projeto “Interface da leitura: vida e obra de Paulo Freire”, voltado para a pesquisa, com produção de vídeos, caricaturas e cordéis, em homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire. Para o desenvolvimento das produções, que foram compartilhadas na página do Facebook do colégio (https://bityli.com/ch82aU ), os estudantes pesquisaram sobre a vida e a obra de Paulo Freire, tendo como foco o seu legado para a Educação.

A vice-diretora do colégio, Bendita Correia, falou da importância do projeto para o aprendizado dos estudantes. “O projeto favoreceu a capacidade de pesquisa, leitura e interpretação dos estudantes, pois eles puderam fazer uma releitura da vida e obra de Paulo Freire através de produções em diferentes linguagens, nas quais expressaram as suas habilidades artísticas”, destacou.

A estudante Amanda Moura, 15, 2º ano, fez um vídeo com fotos e informações sobre a vida do educador. “Foi muito bom pesquisar e conhecer ainda mais a história de vida de Paulo Freire, pois ele é uma peça fundamental na área da Educação. Gostei muito de participar do projeto”, comentou.

O estudante da EJA, Denilson Assunção, 22, revelou que passou a conhecer o educador através do projeto. “Fiz uma caricatura de Paulo Freire para homenageá-lo. Foi muito bom conhecer a sua história, pois é um dos pioneiros da Educação e que influenciou muitos professores através da sua forma de ver o processo educacional”.

A também estudante da EJA, Jocileide dos Santos, 32, escolheu o cordel para homenagear o educador. “Participar do centenário de Paulo Freire para mim é muito gratificante, pois ele foi um homem que lutou muito pela nossa educação e me sinto honrada em escrever um cordel sobre ele”, disse.

 

Notícias Relacionadas