Estudantes homenageiam Castro Alves durante a FLIPELÔ 2019

Palavras-chave:
O protagonismo dos estudantes da rede estadual de ensino está presente na 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que prossegue até domingo (11), no Centro Histórico de Salvador. Os estudantes do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho, participaram da exposição “Vozes do Pelô, no Solar Ferrão, na qual apresentaram livros de pano contendo releituras de poemas de Castro Alves de suas autorias. Já os estudantes do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no bairro Dois de Julho, fizeram um recital performático na Praça da Sé, intitulado “Navio Negreiro: o sangue de um povo”, que foi apreciado pelo público presente. A performance também foi apresentada nesta sexta (9), na Biblioteca Anísio Teixeira, no Pelourinho.
 
O estudante luis Carlos Soares, do Colégio Estadual Ypiranga, falou de sua experiência ao participar de uma das feiras literárias mais importantes do cenário baiano. “Amei me apresentar na Flipelô, pois é algo que nos abre portas devido à visibilidade que nós temos no evento aberto ao público. Fizemos uma coreografia dirigida por mim da música ‘Força e Pudor’ e foi muito bom”, disse, entusiasmado. Sua colega Rebeca Ariel Soares da Silva, também falou de sua satisfação em participar da feira literária. “Foi uma experiência enriquecedora por se tratar de um evento literário muito importante e que está fazendo referências a Castro Alves”, afirmou a estudante.
 
Exposição - Dentro da programação da feira, livros de pano com poemas confeccionados de forma criativa pelos estudantes do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho, foram expostos na quinta-feira (8), no Solar Ferrão, também localizado no Centro Histórico. As criações estudantis, que são releituras da obra do poeta Castro Alves, que este ano é o homenageado pela Flipelô, fizeram parte da exposição “Vozes do Pelô. Na exposição também foram expostas fotografias de todas as etapas das atividades da oficina “Livro de pano”.
 
A exposição promovida pelo Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDIMUS), da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) reúne oito livros, cada um contendo quatro poemas de autoria dos estudantes, produzidos na oficina “Livro de pano”, também realizada pelo LabDIMUS.

Notícias Relacionadas