Estudantes fazem último ensaio da 2ª Mostra de Dança

No compasso da dança de diferentes estilos, os estudantes finalistas da 2ª Mostra do Dance, fizeram o último ensaio preparatório para o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, nesta terça-feira (1º/12), na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), no Pelourinho. Na Mostra, serão apresentadas 15 performances coreográficas, dos estudantes finalistas de 744 escolas da rede estadual envolvidos no projeto. O 4º Encontro Estudantil acontece de quarta a sexta-feira (2 a 4), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e é aberto à participação das famílias e do público em geral. 
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Sob o comando dos professores da Funceb Nilmara Rocha, Roque Délia e Anderson Glauber, os estudantes participaram da preparação visando a consciência corporal para que se sintam mais seguros no palco. “Eles se mostram muito disponíveis, com vontade de aprender. A prática da dança afro, por exemplo, faz parte desse conhecimento de corpo, já que é a matriz. Com este trabalho aqui, os participantes, a maioria negra, se autoafirma”, considera Roque Délia.
 
O apoio afetivo foi outra preocupação dos preparadores. “Conversamos muito sobre o ofício deles em palco para que se sintam seguros na apresentação corporal. O mais interessante é que eles são muito entusiasmados e disponíveis”, observa Nilmara Rocha, professora de dança moderna.
 
O estudante M.D., 17 anos, 3º ano, do Colégio Estadual Noberto Fernandes, no município de Caculé, irá apresentar um solo. Ele revela que seu envolvimento com a dança é uma herança familiar. “Minha mãe é dançarina e eu acho que já dançava no útero dela. A dança faz parte da minha vida”, declara o finalista, que subirá ao palco para mostrar uma coreografia com elementos da cultura popular nordestina. “Tenho uma mistura de sentimentos: felicidade, ansiedade e inspiração. Estou muito feliz e pretendo dar o melhor de mim no palco do Encontro Estudantil”.
 
Estudantes do Colégio Estadual Antônio Balbino, no município Madre de Deus, assinam uma coreografia indígena/contemporânea coletiva. “Sinto-me muito feliz, empolgada e ansiosa, ao mesmo tempo, porque vou me apresentar pela primeira vez em um grande evento”, declara a adolescente R.N., 13 anos. “Só em ter chegado à final já é uma vitória”, diz C.K., 17 anos. “A minha expectativa sobre a nossa apresentação é a melhor possível, porque temos ensaiado bastante”, afirma S.N., 17 anos. “Vamos levar um balé popular e espero que o público compreenda a nossa mensagem”, acrescenta M.V, 17 anos.
 
Já os quatro alunos do Colégio Estadual Juthay Magalhães, do município de Juazeiro, concorrem na Mostra Dance com um balé adaptado da tradição popular, misturando o antigo e o moderno. “Ansiedade a gente sempre tem, mas o prazer de apresentar no Encontro Estudantil é maior que tudo”, depõe R.N., 13 anos. O professor de Arte da unidade, Willian Pacheco conta que a ideia foi reproduzir uma tradição antiga de recitar versos do samba em louvação à chegada dos Reis Magos. “É um resgate à cultura popular. A empolgação, a energia e a expectativa deles são grandes. Este momento de preparação é muito importante para dar uma segurança maior na hora da apresentação”.

Notícias Relacionadas