Estudantes expõem suas obras na AL pelo projeto AVE

Cenários do sertão, traços da vida urbana, feições de mulheres e de crianças são algumas das marcas expressas na 5ª Mostra Estadual do Projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE), em cartaz na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), até sexta-feira (30/08). A exposição é composta por 27 obras, fruto do desenvolvimento das políticas culturais com os estudantes da rede pública estadual, durante o ano letivo de 2012.

Obras de estudantes na Alba

Para a mostra, a Coordenação de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia fez um recorte das obras produzidas pelos 99 estudantes que participaram da fase estadual do AVE, de acordo com as temáticas e técnicas predominantes. O conjunto apresentado na Alba inclui, também, as obras do ex-estudante da rede Pablo de Jesus, que, além de ter sido premiado em 2011, estampou o cartão de felicitações do governador Jaques Wagner, em 2012.

Estudante do Tempo de Aprender, no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, em Salvador, Ademilton de Jesus nem se lembra mais quando começou a esculpir. “Passei a minha vida toda na marcenaria. Esculpir chega a ser uma terapia, e eu me sinto realizado quando consigo pensar em algo e passar para a madeira”, contou o artista orgulhoso, ao falar da sua escultura “O rosto de Jesus”, exposta na mostra.

Segundo a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria, Nide Nobre, a exposição revela as culminâncias de práticas artísticas enraizadas na rede estadual de ensino, que se refletem na democratização do direito à arte e à cultura e no amadurecimento artístico dos estudantes. “Eles saíram da dimensão de pensar o real para o abstrato, trabalhando os sonhos, a fantasia e a ficção. Nossa expectativa é que, na versão de 2013, as obras tenham ainda mais qualidade”, declarou a coordenadora, avaliando a trajetória dos estudantes no projeto AVE.

Obras premiadas – AVE 2012

Made in Brasil – Maruzan Pereira Porto (18 anos), 2º ano do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - Direc 30 - Guanambi/BA.

Infância perdida – Bruno de Lima Silva (17 anos), 3º ano do ensino médio do Colégio Polivalente Governador Antônio Carlos Magalhães - Direc 21– Irecê/BA.

Povo sofrido – Divone Silva dos Santos (43 anos), Tempo Formativo VIII do Colégio Estadual Polivalente de Gandu – Gandu - Direc 05 – Valença/BA

Destaque

Autorretrato – Dilson Ferreira Ramos, 18 anos, EJA III do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos, São Gonçalo dos Campos - Direc 2 – Feira de Santana/BA.

Menção honrosa

Pig – Andreza Nascimento da Silva (16 anos), 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Eduardo Catalão, Direc 06 – Ilhéus/BA.

Birc – Crislaine Bomfim da Silva (18 anos), 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, Santa Brígida - Direc 10 – Paulo Afonso/BA.

O mestre da arte – Michael Simeoni Sousa Silva (16 anos), 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Félix Mendonça, Direc 07 – Itabuna/BA.

O flagelo da seca – Maria Cícera de Jesus Bomfim (17 anos), 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Carlos Magalhães, Jeremoabo, Direc 10 – Paulo Afonso/BA.

Olhar... visão do mundo. Mudança... reflexo do olhar – Adonis Souza Evangelista (17 anos) e Mariana Costa Santos (18 anos), 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, Teixeira de Freitas - Direc 09 - Teixeira de Freitas/BA.

 

Notícias Relacionadas