Estudantes encenam a Via Sacra no Teatro Municipal de Ilhéus

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus (453 km de Salvador), na Região Sul, apresentam a releitura da montagem ‘Via Sacra em versos: pelos olhos de Maria’. A encenação, que também envolve o grupo Arte no Atto, formado por alunos dos sete cursos do CEEP, será às 19h, destas terça e quarta-feira (4 e 5), no Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo conta a história da crucificação de Jesus, a partir de trechos da vida do personagem bíblico através do olhar de sua mãe Maria, e trabalha a questão do gênero feminino.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura e articuladora do curso de teatro do CEEP, Valdiná Guerra, explica que o trabalho cênico é um retorno na vida de Cristo, desde a aceitação de Maria em ser mãe do Salvador, até a sua crucificação na cruz. “Durante as oficinas de discussão para a remontagem do espetáculo, trabalhamos a questão de gênero voltado para a mulher. Tanto que todas as meninas do elenco representam Maria em diversas fases. O espetáculo é uma forma contemporânea de contar uma das histórias mais atemporais de nossa cultura”, destaca Valdiná, que também é diretora da peça.

‘Via Sacra em versos: pelos olhos de Maria’ é composta por trechos bíblicos, músicas da cultura popular, poemas de autores brasileiros e portugueses, como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos, e trechos de autoria da professora Valdiná Guerra e dos estudantes, bem como da Via Sacra, montagem francesa, de Hénri Ghéon. A peça tem o apoio da prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura e da Oficina de Salgados Samu Lanches.