Estudantes emocionam público com literatura e poesia no 4º Encontro Estudantil

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
         
 
Uma viagem por diversos gêneros literários foi o que os participantes fizeram ao apreciarem o 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), que faz parte do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece até esta sexta-feira (04), na Arena Fonte Nova, em Salvador, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O Sarau evidencia experiências literárias e criativas desenvolvidas por estudantes, em 1.116 escolas da rede estadual, que fazem um resgate cultural através de linguagens narrativas expressadas em poemas, cordéis, contos, crônicas e prosas. 
 
O estudante Marcelo dos Santos Figueiredo, 17 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa, usou a literatura de cordel para contar um pouco da carreira do músico Raul Seixas. Ele fala que o interesse pelo cordel veio da infância, quando ouvia as histórias rimadas por um antigo vendedor de cordel de sua cidade. “Sou muito fã de Raul Seixas e não pensei duas vezes em homenagea-lo colocando minha emoção nas rimas”, disse o autor da obra “Raul Rock Seixas”. Já Milene Oliveira Carneiro, 17 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Mirante, declamou o seu poema “Clamor por liberdade”. “O poema sempre fez e fará parte da minha vida, é onde eu expresso as minhas ideias e sentimentos. Compartilhar, em público, me ajudou a superar a timidez e, hoje, sou mais autoconfiante”, diz a estudante.
 
O escritor baiano membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres, jurado do TAL, ficou impressionado com a qualidade dos textos dos estudantes. “Foi na escola que eu descobri o gosto pela leitura e, hoje, relembro a minha infância através desses jovens que demonstram tamanha sensibilidade. Eles são o futuro do que eu não imaginava chegar lá atrás e isso me emociona muito”, salienta o imortal. A presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Ana Teixeira, que fez parte do júri pela segunda vez, ressaltou que “é muito gratificante ver a juventude produzindo e colocando sua arte e sentimento dentro de um projeto tão enriquecedor, que nos toca através das palavras em diferentes gêneros literários”.
 
Veja a lista dos premiados:
 
1- Trem Poético Autores e intérpretes: Marcos Vitor Santos Ribeiro e Filipe Pereira de Morais
 
2- Palavra, qual o seu significado?Autor: Luciano Santos Xavier Intérpretes: Luciano Santos Xavier, Kaiky Rodrigues da Silva Nunes e Winícius Nathan Santos Nascimento
 
3- A caipira blogada Autora e intérprete: Ana Paula Nascimento Gonçalves
 
DESTAQUES:
 
1- Desculpas... Autora e intérprete: Giovanna Gomes Brito Santos
2- Raul Rock Seixas Autor e intérprete: Marcelo dos Santos Figuerêdo

 

Notícias Relacionadas