Estudantes e professores participam da Semana da Anistia na Biblioteca dos Barris

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão participando da Semana da Anistia, que acontece até esta sexta-feira (28), na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador. A ação é promovida em articulação com o Ministério da Defesa.
 
Como parte da programação, que vem sendo desenvolvida desde terça-feira (25), está a exibição do documentário 'Duas Histórias', a realização de oficinas com os estudantes e, também, a exposição fotográfica Imagens de uma Bahia Militarizada.
 
Direito à Memória
Desde 2014, a Secretaria da Educação vem desenvolvendo nas escolas o projeto Ditadura Militar Direito à Memória – 50 Anos do Golpe Militar. O objetivo do projeto é contribuir na recuperação da memória deste período da história.
 
Materiais diversos estão disponibilizados no Portal da Educação com a proposta de auxiliar estudantes e docentes no desenvolvimento das atividades pedagógicas.  Entre os conteúdos disponibilizados, estão depoimentos de sobreviventes e historiografias. Na sessão Multimídia, dentro do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), o internauta tem disponibilizada uma série de documentos históricos, a exemplo de Rotas das Passeatas, A Guerrilha do Araguaia e Brasil Nunca Mais.

O Portal apresenta, ainda, indicações de filmes relacionados à temática, como Zuzu Angel, Eles não usam black-tie, O ano em que meus pais saíram de férias, Lamarca, Cabra marcado para morrer, entre outros. Há, também, indicação de canções de compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Belchior e João do Vale.

 

 

Notícias Relacionadas