Estudantes e professores falam sobre a importância de receber o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional

Palavras-chave:

Entre 1.406 trabalhos de todo o país inscritos no Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, o projeto Das Escolas da Ginástica à Ginástica da Alegria na Escola, do Colégio Estadual Marcílio Dias, em São Tomé de Paripe, em Salvador, conquistou o terceiro lugar. Desenvolvida pelas professoras de educação física, Josiane Climaco e Márcia Lúcia dos Santos, a experiência vem sendo realizada na unidade desde 2011, e, este ano, envolveu 69 estudantes do bairro, da Ilha de Maré e de comunidades quilombolas da região. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de abril, no Rio de Janeiro.

“Esse prêmio nacional envolve iniciativas voltadas para o desenvolvimento educacional e para a integração aluno/escola. A conquista do troféu é uma prova de que é possível desenvolver projetos com foco na educação. Os estudantes nos surpreenderam com a dedicação que tiveram com esse projeto”, afirmou o diretor do colégio, José Anselmo Amorim.

A professora Márcia Lúcia dos Santos explicou que o projeto é uma realização conjunta com a Universidade Federal da Bahia. “O objetivo é trabalhar a cultura corporal, que é composta das danças de matrizes africanas, da capoeira e da ginástica, principalmente a rítmica. É uma alegria imensa termos o nosso projeto valorizado e reconhecido”, disse.

A estudante Emily Alves dos Santos, 13 anos, 6ª série, fala da experiência de participar do projeto, e de ser premiada. “Foi muito legal. Fiquei emocionada”, disse a aluna, que já pratica a ginástica rítmica no colégio há três anos.  A colega, Alice Gomes Oliveira, 13 anos, 8ª série, também manifestou sua emoção ao conquistar o terceiro lugar. “Senti tanta alegria que fiquei paralisada, sem palavras quando eu recebi a notícia. Foi muito emocionante”, disse.

O Prêmio – Iniciativa do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional busca mapear, certificar, premiar e disseminar as experiências pedagógicas de esporte educacional em todo o Brasil, reconhecendo as diferentes experiências e troca de saberes, não só entre os participantes, mas com todos aqueles interessados pelo tema. As experiências foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por representantes de diferentes setores e orientados por critérios de avaliação.

Notícias Relacionadas