Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes e orientadores debatem metodologias da pesquisa e apresentam projetos científicos na 9ª FECIBA
Estudantes e orientadores debatem metodologias da pesquisa e apresentam projetos científicos na 9ª FECIBA
Publicado em qua, 15/12/2021 - 18:30 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Na foto: Camila Raiane, Anne Caroline e Emilly Iasmin
Confira a programação: https://bit.ly/30p1yNe
A estudante Camila Raiane, 17 anos, do Colégio Estadual de Casa Nova, apresentou com a equipe um projeto sobre a produção de uma pomada cicatrizante feita através de um pó obtido com a árvore angico vermelho. De acordo com a pesquisadora, a ideia surgiu após conversar com uma senhora da cidade que dizia que as pessoas usavam a planta para cuidar de ferimentos. "Unimos o conhecimento obtido na conversa com pesquisas biográficas e começamos a fazer os testes. A pomada é feita com o pó da casca da árvore misturada com banha de porco e mostra resultados positivos. É um prazer estar compartilhando tudo isso em uma feira de ciências”. Além de Camila, o projeto foi realizado pelas estudantes Anne Caroline e Emilly Iasmin, com a orientação da professora Adelange dos Santos.
Foram realizadas também duas palestras. Pela manhã, a FECIBA debateu sobre as “Perspectivas de iniciação científica na Educação Básica a partir da integração com o Ensino Superior”. No turno vespertino, foi realizado um relato de experiências de orientação científica por professores da rede. A professora Janildes Almeida, que atua no Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina, ressaltou que trabalhar com iniciação científica é muito gratificante, principalmente ao perceber o processo de transformar a pesquisa em um percurso de resgate de identidade e territorialidade.
"Ciência é ser e existir, não é só inovação tecnológica, mas também é passar pelo humano. Meu olhar como orientadora é formatar as metodologias científicas e, antes de tudo, trazer para o estudo a identidade e mostrar como as culturas regionais, às vezes, são deixadas de lado. Meu trabalho inicial foi fazer um resgate e trazer à tona as expressões locais e mostrar como são importantes", afirmou Janildes Almeida.
De acordo com Patrícia Oliveira, coordenadora do programa Ciência na Escola da SEC, o terceiro dia da feira foi marcado por grandes contribuições. “Contamos com relatos sobre a iniciação científica na Educação Básica a partir da integração com o Ensino Superior e a participação de orientadores com os relatos das vivências, experiências sociais, desafios, estratégias e ações realizadas com os estudantes pesquisadores ao longo do percurso formativo da investigação dos objetos de pesquisa. Vale ressaltar também, a apresentação realizada por estudantes nas 13 salas virtuais”.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro