Estudantes e acompanhantes de classe hospitalar participam de atividades do Outubro Rosa no Hospital Roberto Santos

Fotos: divulgação
Estudantes e acompanhantes que estão integrados ao Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, no Hospital Geral Roberto Santos, estiveram envolvidos, nesta quinta-feira (25), em atividades voltadas para o Outubro Rosa. A ação que contou com sessão de maquiagem e orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce sobre o câncer de mama, teve o objetivo de aumentar a autoestima e promover a humanização hospitalar das alunas atendidas pelo serviço.

A professora de linguagens, Giselly Souza, contou que a ação faz parte de uma série de atividades programadas que envolvem o ensino pedagógico dos estudantes. “Nós planejamos essas atividades para que possam integrar o aprendizado dos estudantes e promover uma interação com acompanhantes e familiares que estão quase que diariamente no hospital. Trabalhamos com temas como o Meio Ambiente, e estamos inserindo o Outubro Rosa, e no próximo mês o Novembro Azul, que são assuntos muito importantes e devem ser incluídos também no aprendizado dos estudantes das classes hospitalares,” destacou.

A estudante Isabela Morena, 19 anos, acredita que essas atividades são muito importantes para alunos em classes hospitalares. “Este atendimento já é uma iniciativa muito especial e colocar essas atividades acaba dando mais significado ao nosso aprendizado. Além de ser bacana para nossa autoestima, porque saímos de casa na maior correria para chegarmos cedo e podemos participar de uma sessão de maquiagem antes da aula”, disse.

Já para Damares Silva, 52, que acompanha o cunhado duas vezes por semana no hospital, foi uma boa surpresa encontrar a ação sendo realizada. “Para nós que estamos toda semana no hospital ter uma atividade alegre e de conscientização é muito legal. Tivemos uma manhã bem divertida, de amizade e risos. Isso é o que os estudantes precisam para enfrentar as dificuldades”, relatou.

A atividade ainda foi realiza nas cinco unidades do SARAHDO localizadas no interior do Estado. Em Ilhéus, a classe hospitalar está localizada no Hospital Regional Costa do Cacau, e em Itabuna, nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej, além de unidades nos Grupo de Apoio à Criança com Câncer e no Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico.

Sobre o SARAHDO
O Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), da Secretaria da Educação, atende em domicílio ou em hospitais estudantes da rede estadual gravemente enfermos, assegurando-lhes escolaridade, atendimento educacional especializado e tratamento personalizado e humanizado para estudantes e familiares, no âmbito da educação inclusiva.