Estudantes do Nordeste de Amaralina apresentam projeto de reforço escolar ao governador Rui Costa

Palavras-chave:
Camila Souza / GOVBA
Os estudantes Jhonata de Souza, 17 anos, 1º ano do Ensino Médio, e Caique de Castro, 16, 2º ano do Ensino Médio, ambos do Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, localizado no bairro do Nordeste de Amaralina, foram recebidos, nesta terça-feira (27), pelo governador Rui Costa, na sede da Governadoria. Na oportunidade, os estudantes apresentaram o projeto de reforço escolar que desenvolvem na escola para auxiliar no aprendizado dos colegas.
 
Com a iniciativa, Jhonata e Caique, que se destacam pelo rendimento escolar, tiram dúvidas, revisam assuntos e resolvem questões trabalhosas com os colegas. Jhonata contou que começou a dar monitoria nas aulas de Química, a partir do projeto de monitoria implantado na escola como parte da pesquisa de mestrado em Ciências da Educação da professora de Química, Sandra Suely Oliveira. “Comecei com minha turma dando reforço da disciplina por causa do projeto da professora Suely, mas, com o passar do tempo, vi a necessidade de contribuir com outras disciplinas, como Português, Biologia, História, Geografia e até Matemática, e o resultado está sendo muito bom. O reforço está possibilitando que eles tenham notas melhores”, afirmou o jovem que, a partir da experiência, já pensa em fazer vestibular para Pedagogia.
 
Já Caique Castro disse que começou a dar reforço escolar voluntariamente aos colegas para as disciplinas de Biologia, Matemática e Física, no ano passado, quando passou a ser demandado pelos próprios colegas. “Aqui na escola sempre tem uma coisa de um aluno ajudar o outro na sala de aula e eu sempre tirava algumas dúvidas, e aí, no final do ano, percebi que todo mundo estava bem preocupado com provas finais de Matemática e Física e eu me coloquei à disposição para dar aulas à tarde. Então, comecei a dar aulas voluntariamente na escola. Eu era líder de classe e tinha uma relação muito boa com todo mundo. O melhor é que eu estudava ao mesmo tempo em que ensinava e acabei adotando isto como prática, o que me ajudou bastante na aprendizagem, porque eu tinha que aprender e eu tinha que estudar para dar as aulas. Embora não seja um monitor, continuo à disposição para atender aos colegas à tarde na escola”, afirmou.
 
O governador Rui Costa falou sobre a iniciativa dos estudantes. “Eles estão de parabéns! Acho de muita relevância essa iniciativa poque quando nós ensinamos, ao mesmo tempo, a gente acaba aprendendo. E, às vezes, a forma que o aluno explica para um colega,  trazendo uma dica ou falando de forma mais descontraída, resulta em uma grande ambiente de aprendizado. Eu gosto de ensinar, tive essa experiência na juventude de ajudar outros colegas e é muito prazeroso. Uma boa notícia, é que devemos lançar em breve um programa de reforço escolar em 100% das escolas para os jovens que tiverem interesse nesta prática de aprendizado ", destacou.   

Notícias Relacionadas