Estudantes do município de Tancredo Neves lançam revista digital para debater vivências da comunidade escolar

Palavras-chave:

Estudantes do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, no município de Presidente Tancredo Neves, lançaram uma revista virtual evidenciando seu cotidiano e suas experiências durante a pandemia do novo Coronavírus. Intitulada ConTextual, a publicação contou com a participação de 110 estudantes do Ensino Médio, tendo sido selecionados 36 textos. A iniciativa faz parte do programa da disciplina Construção Textual, ministrada pelo professor Uilson Campos, que também é jornalista.

Michael Gabriel

Ana Vitória

Luana de Sousa


A primeira edição da Revista ConTextual pode ser acessada através do link: http://bit.ly/3vCYaJf
 
A estudante Luana de Sousa Macedo dos Santos conta que se identificou com a proposta de fazer um trabalho jornalístico e se sente inclinada a seguir a carreira. “A revista integra conhecimento, empatia e colaboração. Ajudar na sua construção expandiu e aprimorou meus conhecimentos com as ferramentas digitais, bem como incentivou a criatividade, o estudo sobre a reportagem e o trabalho em conjunto. “Manter o equilíbrio” foi o título do meu texto sobre a saúde mental em meio à pandemia, considerando que, diante de um caos, precisamos manter o equilíbrio”.
 
O processo de construção das entrevistas e textos foi realizado através de ferramentas digitais, com entrevistas on-line e dando preferência a fontes que já estavam integradas no cotidiano de cada estudante. Para o professor Uilson Campos, a revista foi uma oportunidade de motivar os alunos no período de ensino remoto. "Os grupos foram orientados a produzir textos e os que alcançaram os objetivos, incluindo o entrevistado, a estrutura de reportagem e a fotografia, iriam compor uma revista digital, que seria compartilhada na comunidade. Isso os motivou a produzir, porque eles queriam ver os textos publicados”.
 
Além dos textos e fotos, os estudantes também produziram ilustrações e realizaram a diagramação. Para a estudante Ana Vitória Nascimento dos Santos, a produção foi um símbolo de superação. “Estava extremamente curiosa e ansiosa com relação à reportagem. A partir do momento em que a proposta foi passada, procurei por pautas que fossem do meu interesse e domínio. Ver o trabalho pronto, com qualidade, foi gratificante”, analisou.

Segundo o estudante Michael Gabriel de Santana Oliveira, ter a oportunidade de escrever sobre problemas da comunidade foi o elemento motivador. “Falar sobre o que afeta as pessoas que estão ao meu redor foi muito importante e a experiência de realizar a tarefa, melhor ainda. As entrevistas, por exemplo, foram os momentos mais marcantes, quando tive o contato com diversas histórias que tornaram os momentos prazerosos e engrandecedores”, afirmou.

Notícias Relacionadas