Estudantes do EMITec participam de videoaula sobre cidadania

Os estudantes da rede pública estadual integrados ao programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, terão uma nova oportunidade de assistir a uma videoaula voltada aos conteúdos interdisciplinares em Sociologia. A ação, fruto de uma parceria entre a Secretaria, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), acontece nesta terça-feira (23/9), às 7h30, no IAT, com retransmissão para as salas do EMITec espalhadas por todo o Estado.

Na videoaula, o presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos de Araújo, abordará sobre o funcionamento do órgão e os controles externos e sociais. Dentro dessa temática, enfatiza a professora de Sociologia do EMITec, Adilma Rodrigues, os alunos vão receber informações a respeito de cidadania. “Durante todo o ano letivo, desenvolvemos o tema Trabalho, por meio do qual discutimos os direitos que eles têm e que devem ser exercitados por estarem inseridos em uma sociedade. A ida do TCE às salas de aula do EMITec é muito importante para o exercício da sua cidadania dos alunos”, disse.

Para o presidente do TCE, a educação, como um dos pilares fundamentais da democracia, “é o caminho para o desenvolvimento do senso crítico e da construção de valores”. Ainda segundo ele, o Tribunal de Contas cumpre a sua função pedagógica ao seguir um dos objetivos do Plano Estratégico 2014-2017, que é o de promover a aproximação entre o TCE e os cidadãos. "Nós cumprimos a nossa função técnica e pedagógica de informar à sociedade, mas são os estudantes e cidadãos que devem se organizar para cumprir os seus deveres, cobrar os seus direitos e ajudar o Tribunal a fiscalizar os recursos públicos", afirma.

EMITec – Um dos grandes desafios da Educação na Bahia é a dimensão geográfica, que está sendo superada graças ao projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que já alcança 17.377 mil estudantes da rede pública estadual em 150 municípios e 430 localidades. No Estado com a maior população rural do País (3,7 milhões), o EMITec – pioneiro na região Nordeste – tem garantido, desde 2010, a estudantes que moram em áreas remotas o acesso ao ensino médio. Mais de 11 mil estudantes já concluíram o ensino médio por meio do EMITec. As aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, com a presença de professores mediadores em sala de aula.