Estudantes do curso técnico em Enfermagem começam estágio no HGE

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (CEEP); do Centro Educacional Edgard Santos e do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva começam, nesta terça-feira (30), o estágio obrigatório de 400 horas no Hospital Geral do Estado (HGE). No total, são 125 alunos em fase de finalização do curso técnico em Enfermagem destas unidades escolares que serão beneficiados com a iniciativa de parceria entre as Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde.
 
Nesta segunda (29), os estudantes envolvidos participaram da aula preparatória de apresentação da dinâmica do estágio. A mesma ação já foi realizada nos hospitais Roberto Santos e Ernesto Simões. Durante a aula preparatória, os estudantes tiveram acesso às instalações do hospital; foram apresentados às equipes de Supervisão, de Recursos Humanos (RH) e de Segurança do Paciente e obtiveram conhecimentos sobre as características do HGE, a sua missão, o papel do técnico no serviço prestado à sociedade e os exames e atendimentos prestados.
 
Para o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, o estágio para os estudantes de Enfermagem é o primeiro de muitos projetos que estão sendo pensados em articulação pelas Secretarias da Educação e de Saúde do Estado. “É muito importante a integração entre estas duas pastas estratégias e outros projetos estão sendo pensados para oportunizar ao estudante o contato com a realidade da Saúde na Bahia e, também, para melhor prepará-lo para o cotidiano da sua futura profissão, por meio da interação entre professores e profissionais da Saúde”, afirma.
 
A estudante Andreza Vasconcelos, cursando o último ano do curso técnico em Enfermagem no CEEP em Saúde Anísio Teixeira, falou de sua expectativa em relação ao estágio no HGE. “Estou muito feliz pela oportunidade e a minha expectativa é que eu aproveite bastante o estágio, ganhe experiência e, futuramente, venha ingressar em uma faculdade de Enfermagem”.
 
A colega Sandra de Jesus conta que o seu sonho é se tornar enfermeira e, para isto, pretende fazer o estágio com dedicação para ganhar experiência. “O estágio no HGE vai ser fundamental para a minha formação, porque sei que aqui é um hospital de referência. Estou ansiosa para começá-lo e esta aula preparatória foi muito boa para tirarmos dúvidas e relembramos vários conteúdos, como recomendações para prevenção de acidentes e infecção relacionada à assistência à saúde”, relata.
 
 
Parceria
A orientadora de estágio do CEEP em Saúde Anísio Teixeira, Stella Renathe, destaca a importância da aula preparatória e, sobretudo, do estágio em um hospital de atendimento de maior complexidade e referência no Estado, como o HGE. “Estamos vivendo um momento ímpar com o aumento do número de oportunidades de estágio para os nossos alunos. E mais importante é que, graças à parceria entre a Secretarias de Educação e Saúde, o HGE reabriu o estágio para estudantes de nível técnico, quando, até então, só quem estava tendo essa oportunidade eram os estudantes de nível superior”, comemora.
 
A também orientadora de estágio Eliene Estrela, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, completa: “É um momento único e imprescindível para que os estudantes recebam as orientações básicas para o início da profissão. Estagiar no HGE é uma oportunidade ímpar porque, aqui, eles terão um treinamento de excelência, justamente por ser um hospital de referência. Inclusive é importante que a população saiba que, mesmo para quem possui o melhor plano de saúde, no caso de qualquer intercorrência de emergência, o primeiro lugar que deverá ser encaminhado é o HGE ou o Roberto Santos, por terem as melhores equipes altamente treinadas para o socorro emergencial”.
 
A coordenadora do RH do Hospital Geral do Estado, a enfermeira Valdjane Fernandes, fala sobre esta ação. “A nossa expectativa é muito grande porque sabemos que o nível técnico é fundamental na assistência à saúde, já que somos uma equipe multidisciplinar e o técnico bem capacitado entre nós dará um suporte e fará toda a diferença no atendimento”, afirma a profissional, destacando que o estágio é uma ação realizada em parceria entre a Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde, através da Escola de Formação Técnica Professor Jorge Novis, e a Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria da Educação do Estado.

Notícias Relacionadas