Estudantes do Colégio Estadual de Araçás contam a história de comunidades quilombolas da região em documentário

Estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Araçás, a 116 quilômetros de Salvador, desenvolvem uma experiência exitosa com o projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Trata-se de um documentário de resgate e preservação das raízes negras da região, por meio das comunidades quilombolas Gaioso e Pé de Serra, localizadas a quatro quilômetros do município. O vídeo busca mostrar a memória da comunidade e contar um pouco da sua história, tradições e cultura.

A diretora da unidade, Rita de Cássia Bastos de Carvalho, relata que os estudantes ficaram motivados com a produção. “O interessante é que eles estão empolgados não só com a realização do trabalho, por meio do qual estudam a linguagem do audiovisual e conhecem, por exemplo, manifestações artísticas como o samba de roda, mas também, porque, com essa arte, eles estão descobrindo a própria história e a de seus familiares”, analisa a gestora.

Os alunos não escondem a importância de participar da iniciativa. “Foi muito legal gravar o vídeo. Conhecemos várias pessoas, como Seu João, o morador mais antigo do local, que tem quase 90 anos. O interessante é que trabalhamos os conteúdos de história, por exemplo, mas dentro da realidade daquela comunidade”, destacou a estudante Joselina Coelho dos Santos, 15 anos. A colega Beatriz Nascimento Carvalho, 17 anos, conta que o trabalho foi uma experiência gratificante porque, com ele, aprendeu como as pessoas dessas comunidades vivem o dia a dia. “Realizar este trabalho acrescentou muitos conhecimentos à minha vida”, disse.

Outros projetos – O projeto dos estudantes de Araçás está na fase escolar do Prove. Se selecionada, a iniciativa vai para a culminância regional, que escolhe os trabalhos para a etapa estadual. Esta última acontece no Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura, que, em 2014, acontece no mês de outubro, Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador.

Além do Prove, os estudantes da unidade estão envolvidos com o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o Artes Visuais Estudantis (AVE), o Educação Patrimonial e Artística (EPA) e o Tempos de Arte Literária (TAL), além dos Jogos Estudantis. Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria, os Projetos Estruturantes nas áreas de arte, cultura e esporte visam dinamizar a escola e promover o protagonismo juvenil por meio do envolvimentos dos alunos com a música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte.

Assista abaixo o documentário produzido pelos estudantes:

Notícias Relacionadas