Estudantes do Colégio Estadual Bolivar Santana protagonizam feira escolar de arte e cultura

Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
As escolas da rede estadual de ensino já estão realizando suas feiras escolares 2019, envolvendo projetos nas áreas de Artes, Cultura, Ciências, Matemática e Empreendedorismo. Esta é a primeira etapa para a seleção de trabalhos que serão apresentados no âmbito da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. No Colégio Estadual Bolivar Santana, situado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, a etapa escolar dos projetos de arte e cultura aconteceu nesta quarta-feira (7), com a realização da sétima edição do Bolivarte. 
 
Desenvolvido na unidade escolar, o Bolivarte é uma ação pedagógica marcada pelo protagonismo estudantil que envolve os projetos intersetoriais da SEC, como o Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL) e Dança Estudantil (Dance), projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
 
O estudante Alexandre de Aquino Alves Guedes, 15, do 6º ano, fez um trabalho que ganhou destaque. Ele se baseou na poluição que a natureza vem sofrendo ao longo do tempo. “Tive a ideia de unir escultura com tela, fazendo um quadro que ao mesmo tempo é uma escultura. Nossa natureza, atualmente, está muito poluída, quero mostrar com esta arte que, através da reciclagem, podemos fazer muito pelo nosso planeta”.
 
A poesia “Feminismo”, interpretada pela estudante Giovana Souza Santana, 16, 2º ano, ressaltou o empoderamento da mulher nos dias atuais. “Acho muito importante esse evento em nossa escola, aqui podemos nos expressar, mostrar nosso lado artístico. A poesia foi escrita por uma colega e eu interpretei. Fala do feminismo e do protagonismo da mulher moderna, que está cada vez mais empoderada. Inclusive, hoje comemora-se a criação da Lei Maria da Penha, que é muito importante para o universo feminino”, pontuou.
 
 
De natureza educativa, artística e cultural, as obras apresentadas na unidade escolar foram avaliadas por uma comissão julgadora, formada por professores e especialistas em artes, e estão concorrendo à etapa escolar dos citados projetos da Secretaria da Educação. A professora de Artes Rosana Carvalho destacou que esses projetos estruturantes são o principal motivador para revelar talentos nas escolas. “Esta edição do Bolivarte está sendo muito marcante pela espontaneidade dos alunos. Observei nas aulas que eles pintavam e expressavam suas artes com temas ligados a natureza, então propus a natureza e o cuidar dela como tema e eles adoraram”, contou a educadora.
 
Feiras escolares
As feiras escolares, iniciadas no dia 1º de agosto, prosseguem até 30 de setembro de 2019 com mostra de trabalhos realizados por estudantes, sob a orientação de um professor. Os projetos, em geral, partem de uma situação-problema, para a qual podem ser idealizados um processo, um modelo, um invento ou um experimento científico para resolvê-la ou minorá-la. Isto gera um resultado, modelo, protótipo ou outro tipo de produção de tal forma que possa ser avaliado por sua utilidade, relevância social ou científica.
 

Notícias Relacionadas