Estudantes do CJCC de Conquista estudam e interagem utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Palavras-chave:
Em tempos de quarentena, os estudantes do CJCC de Conquista podem estudar, dialogar, interagir, aprender e ensinar utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por meio dessa ferramenta, instalada na plataforma Moodle, os alunos do CJCC utilizam a tecnologia para fortalecer os vínculos afetivos e os processos de aprendizagem.
 
A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista e coordenadora do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Elmara Souza, explica que a instituição permanece com seus 11 cursos atuais, para os quais estão matriculados 250 estudantes da rede estadual. Só que, no momento, as atividades estão sendo realizadas virtualmente. “Considerando que a educação on-line tem especificidades e, portanto, não podemos fazer uma simples transposição do presencial, optamos por disponibilizar no AVA material para estudo e atividades interativas e interessantes para que os estudantes se sintam pertencentes ao grupo e animados para dialogar, participar e construir, coletivamente, novos conhecimentos”, disse. 
 
Ainda segundo Elmara, os professores disponibilizam novas atividades semanalmente e interagem diariamente com a turma. “A experiência tem sido positiva. Acreditamos que terá reflexos importantes nos cursos do CJCC após a pandemia. Estamos todos aprendendo juntos”.
 
A estudante Paula do Espírito Santo Souza, 16, 2º ano do Ensino Médio no Centro Integrado de Educação Luiz Navarro De Brito e aluna do curso “Anime-se”, conta que está achando válida a iniciativa do CJCC. “Os conteúdos dos vídeos são bem interessantes e gosto de fazer as atividades que se seguem. É importante que continuemos ativos para não perdermos o ritmo e, quando acabar a quarentena, não termos que recomeçar no zero. O AVA tem sido bom também para distrair a mente enquanto não podemos sair”.
 
A estudante Elane da Silva Rocha, 18, 1º ano do Ensino Médio no Instituto de Educação Euclides Dantas e integrante do curso “FotoClick” do CJCC de Conquista, também fala de sua experiência com os estudos neste período. “Achei uma ótima ideia criar o AVA para a gente poder continuar fazendo as atividades. Estou com um bom ritmo de estudos on-line”. William Wallace Oliveira, 13 anos, 9º ano do Colégio Polivalente de Vitória da Conquista, faz o curso “No mundo da lua” e conta como tem sido o seu envolvimento com as atividades. “Está sendo boa a minha experiência no ambiente virtual e achei muito importante a iniciativa do CJCC porque não ficamos ociosos, sem fazer nada durante este período”.
 
Sobre os CJCC - Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana – é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.
 
Suspensão das aulas - Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas será realizada na rede estadual de ensino.
 

Notícias Relacionadas