Estudantes do CETEP de Itororó realizam 1ªpré-Jornada de Agroecologia

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Rodas de conversa sobre feminicídio e empoderamento da mulher; palestras voltadas para à literatura e cultura; stands de comidas típicas da região e da culinária afro-indígena; plantio sustentável; e oficina de robótica deram a tônica na primeira edição da Pré-jornada de Agroecologia, que teve abertura nesta sexta-feira (30). Protagonizada pelos estudantes do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP) Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), localizado na cidade de Itororó (540 km de Salvador), o evento tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável e socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais residentes no território.
 
Realizada em parceria com a Associação Teia dos Povos, a 1ª Pré-jornada de Agroecologia funciona, também, como um importante espaço de divulgação, articulação, debate e reflexão sobre a Agroecologia, para que as práticas e os saberes tradicionais e científicos dialoguem entre si.
 
A estudante Verônica Queiroz Rocha, 18 anos, do 2º ano do curso de Informática, falou das suas expectativas com a pré-jornada. “Estou sendo monitora da sala de literatura e está sendo maravilho. Participei, também, da roda de conversa sobre feminicídio e empoderamento da mulher, e aprendi muitas coisas legais com os assuntos que foram debatidos”, disse.
 
João Pedro Barros, 17, do 2º ano do Ensino Médio, que participou da oficina de Agronegócios, comentou sobre o que aprendeu. “Na oficina, aprendi como cuidar da plantação sem agrotóxico, conservando a produção de forma natural, com produtos orgânicos. Gostei muito, também, do momento da abertura, que foi quando recebemos os visitantes, conhecemos novas pessoas que vieram de outras cidades, de outras escolas, foi muito interessante esta interatividade”, destacou. 
 
O encontro continua neste sábado (31) com plenárias, rodas de conversas. Apresentações culturais, oficinas e stands, com a participação de mulheres; povos indígenas; quilombolas; representantes de movimentos sociais, assentados e acampados; estudantes; pesquisadores; profissionais; e sociedade em geral. 
 

 

Notícias Relacionadas