Estudantes do Cetep da Bacia do Jacuípe participam da Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos

Palavras-chave:

O município de Ipirá, um dos principais produtores de artefatos de couro da Bahia, promove até domingo (15/12), no Centro Cultural Elofilo Marques, a Feira Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos. Quem for visitar o evento, poderá apreciar bolsas, cintos carteiras e chaveiros confeccionados pelos estudantes do curso técnico em Artefatos de Couro, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (Cetep). Esta é mais uma oportunidade para divulgar as ações do Centro em benefício do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território, e para os estudantes aperfeiçoarem seus conhecimentos ao vivenciarem, na prática, situações do cotidiano.

Márcia Lomes, 19, estudante do curso técnico em Artefato em Couro, considera o evento como uma vitrine para expor o trabalho do Centro e fortalecer o município. “Como futura técnica, é linsojeador participar deste evento para mostrarmos que o Cetep está nos capacitando para atender às demandas das empresas daqui do Território”, avaliou a estudante.

Durante o período de formação, Márcia e seus colegas aprenderam, desde executar operações relativas à fabricação de calçados, bolsas, cintos, tais como: corte, preparação, costura, pré-fabricação, montagem e acabamento, até o planejamento, a programação e o controle dos processos de produção. Arivaldo Carvalho Leão, professor do curso, acrescenta que os futuros técnicos também aprendem técnicas de designer, desenho técnico e de modelagem. “Para trabalhar com artefatos, é fundamental compreender as técnicas que permeiam a construção do desenho à modelagem para formação de um determinado produto. A formação que eles recebem é voltada para atender às exigências do mundo do trabalho”, explicou.  

Ipirá conta com mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte na região e é desenvolvida nos distritos de Malhador, Umburanas e Rio do Peixe, sendo assim, uma das principais fontes de emprego e renda do Território da Bacia do Jacuípe. “Os cursos ofertados no Centro são alinhados para atender às demandas do Território. Neste processo, todos se beneficiam, pois os nossos jovens e trabalhadores não precisam sair de sua cidade de origem em busca de qualificação ou trabalho”, explicou Iara Almeida, diretora do Centro.

Sobre o curso – O curso Técnico em Artefatos de Couro é um curso experimental ofertado apenas na Bahia, no CETEP Bacia do Jacuípe, e está sendo proposto pela Secretaria da Educação do Estado Bahia (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), para compor o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério de Educação (MEC).

 

Notícias Relacionadas