Estudantes do Centro Juvenil foram selecionados para Programa de Iniciação Científica

Fotos: deivulgação

Estudantes da rede pública que frequentam o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC) foram selecionados para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-JR). Por meio de uma parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e o CJCC, eles irão acompanhar o desenvolvimento de pesquisas, sob a orientação de professores da pós-graduação de mestrado e doutorado da instituição de Ensino Superior, durante o turno opostos às suas aulas do currículo regular. O programa está previsto para começar em junho. Os estudantes são: Ariel Batista, David Messias, Greice Ferreira, Ítalo Santos, Marlúcia Oliveira, Natiana da Silva, Rafael das Neves e Vitória Freire.

Empolgado com “o novo mundo que se abre”, o estudante Ítalo Santos, 14 anos, 1º ano, do Colégio do Estado da Bahia – Central, acredita que a experiência será a mais importante de sua vida escolar. “Estar entre os oito estudantes selecionados pelo CJCC para o PIBIC-JR, na Bahiana, me deixou muito feliz e animado. Será uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e tomar mais gosto pela pesquisa científica. A minha expectativa é a de colaborar com as pesquisas e fazer muitas descobertas científicas”, afirma Ítalo.

David Messias, 16 anos, 1º ano, também do Colégio Central, fala com entusiasmo sobre o novo desafio: “Quando fomos visitar a Bahiana para conhecer os projetos que iremos pesquisar, fiquei muito impressionado com o que trata de lábio leporino. Não tinha conhecimento dessa doença e me despertou para querer aprofundar sobre o assunto. Sinto que esta bolsa será uma experiência muito importante para a minha vida porque já está me despertando para o meu futuro profissional, que já vejo que será na área de Medicina”, diz o estudante.

Selecionados
Além dos oito selecionados, outros cinco estudantes do CJCC são suplentes dos seus colegas. Todos passaram por um processo seletivo no CJCC e o critério para a seleção, de acordo com o diretor do Centro, Alcides Magalhães, foi o bom desempenho apresentado durante os cursos e oficinas que eles participam no Centro. “Além de aprimorar a investigação científica, o PIBIC-JR irá estimular a inventividade, dentro do universo acadêmico, a partir do diálogo entre a Educação Básica e o Ensino Superior, fortalecendo as duas partes e, consequentemente, a sociedade”.

O programa
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio da rede pública, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por professores da pós-graduação Stricto Sensu da EBMSP. As bolsas PIBIC-JR possuem duração de um ano, podendo ser renovado por mais 12 meses e contemplam quatro cursos: Mestrado de Saúde Pública, Mestrado em Tecnologias em Saúde, Mestrado Profissional em Odontologia e Doutorado em Saúde Pública.

Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Iniciativa de educação complementar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o CJCC visa ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade.