Estudantes desenvolvem projeto para reúso da água no plantio de hortaliças

Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 


 
Os estudantes do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, em Sobradinho, desenvolveram um projeto com a proposta de reaproveitar a água descartada na limpeza do tanque de filtragem da estação de água e esgoto do município. A ideia é que esta água seja reutilizada na plantação de hortaliças pela agricultura familiar. O interessante é que tudo foi feito tendo como base a matemática. Os alunos realizaram um estudo que calcula o volume de água desperdiçado e o tamanho do perímetro em que este excedente pode ser utilizado.

"Poder realizar trabalhos de campo, que exercitem na prática a matemática é muito empolgante", estudante Ellen Tifany

O projeto, intitulado “Aplicação da matemática para o uso racional no descarte da água dos tanques de limpeza da Empresa de Serviço de Água e Esgoto (Emsae)”, é apresentado por meio de maquete e, também, simula como a água seria direcionada para os pequenos agricultores. “Com uma visita a Emsae, constatamos que a água excedente era desperdiçada, então tivemos a ideia de desenvolver um projeto interdisciplinar que pudesse resolver esse problema”, relata a professora de Ciências, Cida Nunes. Ela destaca que o projeto chamou a atenção da própria empresa. “Apresentamos o trabalho para a empresa que se mostrou bastante entusiasmada. Todos os cálculos realizados podem ser usados na prática. Torcemos para que de fato ele seja aproveitado”, explica.

Fotos: arquivo pessoal

 
O projeto, que é desenvolvido por estudantes do 7º e 8º anos, foi premiado como “Destaque” na 4ª Feira Nacional de Matemática, no mês julho, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. “O projeto foi bastante elogiado pela função sustentável e social. Fiquei muito feliz em poder contribuir”, conta a estudante Ellen Tifany, que representou a turma na Feira. Ela ainda destaca como a participação no projeto motiva o aprendizado na matemática. “Não tinha familiaridade com a disciplina, mas poder realizar trabalhos de campo, que exercitem na prática a matemática é muito empolgante. Já estou pronta para os próximos projetos”, conclui.

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