Estudantes desenvolvem aplicativo com dicas de prevenção ao aedes aegypti

Palavras-chave:
Fotos: Eduardo Souza/Divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês, a 294 km de Salvador, criaram um aplicativo gratuito para celular e tablet sobre prevenção e combate ao aedes aegypti. O aplicativo também disponibiliza dicas sobre sintomas e tratamento de doenças como dengue, zica e chikungunya, transmitidas pelo mosquito. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos Google Play para aparelhos com a plataforma Andróide, apontando o nome do aplicativo “Fora aedes aegypti” ou “Fora dengue Colégio ACM de Santa Inês”.
 
Segundo um dos idealizadores Ronaldo Santos, 23 anos, do 2º ano do ensino médio, embora a ferramenta esteja disponível no Google Play, existe a possibilidade de se estender a outros sistemas operacionais. “O nosso objetivo é permitir que as pessoas tenham acesso rápido a informações importantes sobre prevenção e sintomas com apenas alguns simples clicks no celular ou tablet. São dados que todo mundo deve saber para se proteger e alertar a outras pessoas”, disse Ronaldo Santos.

Segundo Ronaldo, o aplicativo foi criado no site fábrica de aplicativos voltado para produção de conteúdo em plataformas móveis, a partir do conhecimento adquirido nas aulas de Biologia, aliando a aptidão por informática.

"São dados que todo mundo deve saber para se proteger e alertar a outras pessoas", estudante Ronaldo Santos

Para a vice-diretora do colégio, Edna Adriana Lima, esta é uma forma criativa e informativa que os alunos escolheram para chamar a atenção sobre um assunto muito sério. “Este aplicativo será muito útil para as pessoas que poderão ser bem informados com rapidez no próprio dispositivo móvel”, ressaltou. O professor de Biologia, Eduardo Souza destacou que é muito importante abrir discussões para temas que fazem parte do cotidiano dos alunos. “A partir das informações trabalhadas e discutidas em sala de aula, eles podem informar e orientar seus familiares e pessoas da comunidade, se tornando agentes multiplicadores”.

Mesmo antes do aplicativo, os alunos já replicavam as informações para a comunidade. A estudante do 3º ano do ensino médio, Clara Danielle de Santana, 19, é engajada na luta contra o mosquito. “Oriento meus familiares, vizinhos e amigos sobre os riscos de deixar água acumulada em vasilhas de plantas no quintal de casa e sempre fechar a caixa d’água para os mosquitos não depositarem larvas e se proliferarem”, explicou.

A ferramenta foi uma das novidades apresentadas na Feira de Ciências do Colégio, nesta quarta-feira (23), que contou com apresentação de vários projetos científicos. A prevenção e o combate ao mosquito aedes aegypti também tem motivado a realização de palestras, organizadas pelos professores de Biologia e estudantes de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que acompanham os alunos da disciplina.

Notícias Relacionadas