Estudantes debatem o racismo com atividades durante o Novembro Negro

Os estudantes do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, no bairro do Cabula, participam de diversas atividades que debatem o racismo e a valorização da cultura negra como parte da programação do Novembro Negro. Com o tema “A coisa está preta no Francisco”, o objetivo das ações são desenvolver o senso crítico para o tema alinhando a discussão dos problemas sociais realizados pelo povo negro e a cultura artística. Nesta segunda-feira (19) foi aberta a exposição de desenhos “Banzo: um estado do espírito negro”, e na terça-feira (20) acontece a roda de conversa “Falando sobre o Racismo”. As ações prosseguem nos dias 21, 22 e 23 de novembro com atividades de dança, poesia e desfile de beleza.

Fotos: Divulgação
A professora de geografia, Fabiane dos Santos, coordenadora das atividades, contou que a iniciativa visa discutir com os estudantes os desafios e problemas contemporâneos da população negra, além de valorizar a arte e a cultura. “A nossa unidade está situada em um local considerado de região quilombola, e os alunos que frequentam a escola têm que estar cientes das suas origens e dos desafios que devem e podem enfrentar. O grande diferencial é que as atividades não são impostas e não tem nenhuma relação com notas. Eles se mobilizam por uma questão de procura pelo conhecimento. Tivemos uma palestra de uma estudante negra de medicina que frequentou a escola pública, e essa representatividade também é fundamental. Temos que valorizar a parte artística, mas sobretudo questões voltadas as problemáticas do cotidiano deles”, afirmou.

O estudante Gabriel Rodrigues, 14 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental, ressaltou que as atividades promovem a valorização e reconhecimento da cultura negra na unidade escolar. “Precisamos desta discussão na escola, pois o racismo está presente na nossa sociedade. Temos que lutar por igualdade, não há diferença entre as pessoas por causa da cor da pele. E quanto mais conhecemos sobre as nossas origens e a importância da cultura africana para o mundo, temos mais argumentos e preparação para combater essas injustiças”, destacou.

Interior – No Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, os estudantes realizaram uma Mostra Artística, na sexta-feira (16), com o tema “Protagonismo das mulheres negras”. Os alunos produziram textos, músicas, coreografia da canção de Larissa Luz, “Procura-se bonecas pretas”. Também desenvolveram poemas, cartazes, vídeos, produção de telas, rodas de diálogo e feira gastronômica. “Este projeto reforça a missão e os objetivos da nossa escola, especialmente quanto ao debate sobre o preconceito, o racismo, a discriminação, além do lugar que a mulher negra ocupa, como tentativa de reconstruir uma identidade apagada ou rejeitada pelos polos culturais dominantes”, esclareceu a professora de história Célia Santos.