Estudantes de Vera Cruz conscientizam população sobre limpeza das praias

Os estudantes e professores da Escola Estadual Carneiro Ribeiro, em Mar Grande, no Município de Vera Cruz, estão desenvolvendo ações de conscientização ambiental com a comunidade e turistas que frequentam as praias da região. Por meio do projeto multidisciplinar “Com-vida”, que propõe uma relação de sustentabilidade com os ecossistemas, os alunos fizeram a limpeza da Praia do Duro e Praia Jaburu, distribuíram panfletos informativos e alertaram a população sobre a conservação das praias. A ação está inserida nas atividades da gincana estudantil da unidade escolar, que acontece até sexta-feira (13).
 
De acordo com a diretora Biana Dantas, a iniciativa tem como finalidade promover o exercício da cidadania, integrando escola e comunidade. “A ideia é tornar a escola mais participativa para que se possa mudar o ambiente em que se vive e o seu entorno, através de atividades de consciência cidadã”, afirmou.
 
Fotos: Arquivo pessoal
A estudante Hagnis Ariel, 13 anos, do 8° ano, acha muito importante esse tipo intervenção na comunidade. “Fizemos a limpeza das praias para dar exemplo e mostrar que cada um pode fazer a sua parte para tornar os ambientes mais limpos e saudáveis”, revelou. Ela também disse que os conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências e Língua Portuguesa foram colocados em prática através da confecção de panfletos e cartazes para chamar a atenção das pessoas.
 
Já Alan Primo de Carvalho, 14, também aluno do 8º ano ressaltou: “é preciso que os moradores locais e turistas adotem medidas simples como não jogar lixo no mar e na areia da praia. Além de deixar os ambientes feios, o lixo traz doenças e outros riscos para o ser humano e o meio ambiente, por isso é importante que todos se conscientizem”, comentou o estudante.
 
O professor de Ciências, João Carlos Pharaoh destacou que as ações servem para desenvolver o senso crítico dos estudantes na medida em que refletem sobre questões ambientais. Como parte das atividades da gincana os alunos confeccionam lixeiras e pás de lixo com materiais recicláveis para serem colocadas no colégio e áreas de lazer da cidade. “Com isso mostramos que é possível reaproveitar materiais para fazer algo útil, valorizando os três ‘R’ do meio ambiente que são: reduzir, reciclar e reutilizar”, explicou o educador.
 
Gincana - Fazem parte da programação da gincana provas como: criação de maquete sobre sustentabilidade, criação de tapete ecológico com matérias biodegradáveis, organização de café da manhã com produtos da terra como banana, aipim, mandioca e outros, além da confecção de camisas sobre o tema da gincana, “Vivendo Valores”.

Notícias Relacionadas