Estudantes de Salvador promovem caminhada do Dia D contra a dengue

Palavras-chave:

Fotos: divullgação
Os estudantes do Colégio Estadual Vitor Soares, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, promoveram, nesta quarta-feira (4), caminhada do “Dia D contra a dengue”. A ação visou conscientizar a população sobre os riscos da dengue, chicungunha, zika e guillain-barré. Carregando cartazes, os estudantes percorreram as ruas do bairro e a praia da Ribeira, onde distribuíram cartilhas educativas. Além disso, lançaram os aplicativos “Procurando - plástico” e “Aedes play”, que estão em fase de teste e que foram criados com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade, por meio da reciclagem, da reutilização e do reaproveitamento de materiais plásticos, como sacolas, copos, utensílios e outros.

Segundo o professor Marcos Pessoa, que está à frente da iniciativa, a campanha é o resultado final do trabalho “Saúde - escola”, realizado com estudantes da Educação Especial da unidade escolar dos Eixos V, VI e VII. “Os dois aplicativos foram desenvolvidos junto com os alunos da Educação Especial, abrangendo os temas voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade, desconstruindo o conceito para reconstruir em parcerias com os alunos, levando em consideração os aspectos trans, intra e multidisciplinar. Trata-se de uma experiência exitosa e de grande abrangência na comunidade”, informou o educador. 
 
A estudante Celiane Kelly dos Santos, do Eixo V, disse que fez questão de participar da caminhada. “Foi muito bom caminhar pelas ruas do bairro com colegas levando a mensagem da luta contra a dengue e, também, divulgamos os aplicativos que falam do extermínio no mosquito Aedes aegypti e da coleta de plástico que podem servir de foco do mosquito”. 
 
Gabriel de Jesus Santana, do Eixo VI, afirmou que a iniciativa envolvendo as comunidades escolar e do bairro é essencial para combater a proliferação do mosquito. “As pessoas vacilam muito, deixando garrafas, copos e sacos plásticos no chão das ruas e nas praias. Isso faz com que o mosquito se reproduza. Por isso, é muito importante que a população se conscientize sobre os riscos à nossa saúde, causados pelo mosquito da dengue”, comentou o estudante. 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da portaria nº 2.728/2016, instituiu, em 2016, a portaria relacionada à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos no contexto escolar, com ênfase no combate ao mosquito Aedes aegypti. O documento considera a resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, do Conselho Nacional de Educação, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, que determina que os sistemas de ensino e as escolas adotem, dentre outras temáticas, a saúde como norteadora das políticas educativas e das ações pedagógicas.  

Notícias Relacionadas