Estudantes de Maiquinique participam dos Jogos Escolares da Rede Pública

Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Altair Almeida Meira, localizado no município de Maiquinique (481 km de Salvador), participaram, nesta quarta-feira (24), das partidas finais da etapa escolar dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). As modalidades disputadas foram futsal e vôlei em competições de times masculinos e femininos. O JERP é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e está completando 10 anos, em 2019.

O estudante Marcelo Gonçalves dos Santos, 17, 3º ano, participa do JERP desde o 1º ano e para ele, o JERP é um momento de sair da rotina escolar. “É muito bom poder competir de forma saudável com os colegas em esportes que a gente gosta e o JERP movimenta todo o colégio”, afirmou. Já a estudante Nicole Ferreira, 16, 2º ano, está participando dos jogos pela primeira vez. “Esta é a minha estreia no JERP e estou gostando muito de participar, pois torna o ambiente mais divertido e dinâmico”, revelou a estudante.

Para o articulador do JERP, João Carlos Santos de Oliveira, a prática esportiva contribui muito para o aprendizado. “Ao praticarem as modalidades, os estudantes se sentem mais motivados nos estudos. Além disso, o esporte trabalha questões como disciplina, trabalho em equipe, cooperação e concentração”, destacou.

Sobre o JERP
Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica. Os Jogos serão realizados até o mês de dezembro nas etapas escolar, municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional. Neste ano, além de envolver diferentes modalidades tradicionais como basquete, vôlei, futebol e xadrez, os jogos incluem modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e que são sugeridas por cada NTE ou unidade escolar, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem necessariamente ter uma expressão competitiva.