Estudantes de Itororó contribuem para o desenvolvimento regional

Doces, compotas e picles estão entre as delícias desenvolvidas pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (Cetep), do município de Itororó. Aliando teoria e prática, eles desenvolvem projetos, produtos e tecnologias sociais, de baixo custo, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde vivem, contribuindo para fortalecer a agricultura familiar e a produção industrial local. Os produtos estão sendo apresentados à população por meio de feiras e exposições de Itororó e dos municípios circunvizinhos.
 
Uma das tecnologias sociais é o “Galinheiro móvel”, que tem como objetivo diminuir a perda da criação, permitindo a recuperação da cobertura do solo ao ser trocado de local. O estudante Manoel Prates, 47 anos, do 3º ano do curso técnico em Zootecnia, acredita que o projeto pode contribuir com o pequeno produtor. “Sinto muito orgulho em ajudar os produtores com o nosso projeto do galinheiro móvel. É uma novidade na nossa região, apesar de já existir em outros lugares”, afirma o estudante que participou do desenvolvimento do galinheiro móvel.
 
Fotos: Acervo pessoal
Outra experiência desenvolvida pelos estudantes do Cetep é a ‘Cerca Ecológica’, feita com garrafas pet. A estudante do 3º ano do curso técnico em Agroecologia, Nathiele Santos, 16 anos, destaca a importância para o meio ambiente dos projetos desenvolvidos a partir do reaproveitamento de resíduos. “Nós desenvolvemos a ‘Cerca Ecológica’, feita com garrafas pet, também fizemos sabonetes e desinfetantes feitos da reutilização do óleo de cozinha e as pessoas têm gostado muito do resultado”, diz a estudante.
 
“Temos projetos importantes para os produtores rurais e sabemos que podemos contribuir ainda mais para a produção na região. Já realizamos algumas feiras aqui no Centro e chegamos a apresentar estes produtos na 46ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, que encerrou no último dia 15/04. Agora estamos ainda mais motivamos para participar de outros eventos”, destaca a gestora do Cetep, Sirlene Pereira.
 
Produção de doces – No Cetep do Médio Sudoeste da Bahia, os estudantes também produzem doces, balas e compotas feitas a partir de frutas da região que levam menos açúcar que as receitas tradicionais. “O doce de leite da região é bastante conhecido, mas o que produzimos leva menos açúcar e não contém amido, por isso é mais saudável”, diz a professora do curso de Agroindústria, Terezinha Matos Alves. Ela acrescenta que costuma incentivar o consumo desses produtos. “Sempre peço para os meus alunos olharem os rótulos dos produtos que estão comprando no mercado. É um exercício de incentivo para que consumam e produzam seus próprios produtos de forma mais saudável”, revela.
 
Os estudantes ensinam como fazer um saboroso doce de leite. Veja a receita abaixo:
 
Receita de doce de leite:
 
5 litros de leite
 
900 gramas de açúcar
 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
 
Modo de preparo: Dissolva o açúcar no leite, antes de levar ao fogo, depois passe na peneira para coar. Misture o bicarbonato no leite e, em seguida, leve ao fogo. Mexa até ficar com a consistência pastosa. Coloque o produto em potes de vidros esterilizados. Tampe o pote e leve ao fogo, em banho-maria, por 30 minutos.

Notícias Relacionadas