Estudantes de Itabuna são finalistas no Technovation Challenge Brazil por aplicativo de acompanhamento escolar

A criação de um aplicativo ASF (acompanhe seu filho) está levando três estudantes do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna (a 455 km de Salvador) a alcançar projeção internacional. Depois de conquistarem a etapa regional do Technovation Challenge Brazil, competição de desenvolvimento de aplicativos para meninas de 10 a 18 anos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, as alunas Anna Karoline Alcântara, 14, Anabelly Mota, 17, e Julia Catenacci,15, foram classificadas na final Brasil e estão concorrendo com as equipes mundiais para participar da final da competição que será realizada, em agosto, na Califórnia, nos Estados Unidos. A lista dos finalistas será divulgada em julho.

“O protagonismo das estudantes da rede estadual nesta competição mundial na área de inovação e tecnologia aplicadas à educação demonstra o potencial do eixo pedagógico de nossas escolas. Temos incentivado bastante a participação de nossos estudantes neste tipo de competição, a exemplo da Olimpíada de Matemática, que temos vários medalhistas, dentre outras”, destaca o secretário da Educação, Walter Pinheiro.

As estudantes fazem parte da equipe Educa Girls que é uma das dez finalistas do Brasil. O ASF (acompanhe seu filho) é voltado para as Secretarias de Educação, que poderá ser acessado mediante liberação da unidade escolar e pelo número de matrícula do estudante. Com este aplicativo os pais poderão acompanhar a vida escolar dos filhos, como notas, frequência e avisos.A estudante Anna Karoline fala sobre a projeção alcançada pelo projeto. “Esta é uma conquista importante e inesperada, nunca imaginamos. Estamos muito felizes”, comentou, ao acrescentar que a experiência tem contribuindo muito para seu processo de ensino e aprendizagem. “Está sendo muito interessante participar da competição, pois ganhamos um olhar mais amplo, mais tecnológico sobre o desenvolvimento dos aplicativos que usamos no dia a dia”, afirmou.

A participação das alunas no Technovation Challenge Brazil é consequência do Hack Day, ministrado pela equipe Technovation Brazil, que aconteceu na Semana do Hackathon - Criação de APP, ação realizada por meio do e-Nova Educação, projeto criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com o Google, com o objetivo de levar tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologias e Plataformas Multimídias da Secretaria da Educação do Estado, Carla Almeida, fala sobre o significado da conquista.  “Estamos muito felizes. As meninas se dedicaram muito, se empenharam e isso mostra o potencial dos nossos estudantes, que deslancham quando têm oportunidades e são motivados por meio de projetos como o e-Nova”, afirmou.

Technovation Challenge Brazil – O programa é um desafio mundial entre meninas de dez a 18 anos e desafia as participantes a criarem, desenvolverem e lançarem um aplicativo móvel que resolva problemas em suas comunidades. Elas têm 12 semanas para desenvolver um protótipo do aplicativo, passando por todo o processo, desde a identificação do problema e a geração de ideias para solucioná-lo, até a elaboração do plano de negócios e desenvolvimento para lançamento do produto digital no mercado e a apresentação para investidores, com o suporte de um mentor. Os melhores projetos passam por julgamento até a classificação final para o World Pitch Event, que acontece na California “Essa competição está dentro da linha do empreendedorismo tecnológico proposto pelo e-Nova”, ressalta a coordenadora Carla Almeida.

Sobre o e-Nova Educação - O e-Nova Educação contempla, em sua fase piloto, escolas de 11 municípios baianos – Salvador, Feira de Santana, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães –, englobando 20 escolas das mais variadas modalidades de oferta, desde Centros Noturnos de Educação até escolas regulares, passando, também, por Centros de Educação Profissional, dentre outros. A meta é chegar a 500 unidades escolares ainda este ano, já tendo sido adquiridos 14 mil chromebooks para a distribuição entre essas escolas.

No Virtual Educa – Experiências desenvolvidas pelo e-Nova, assim como o ASF (acompanhe seu filho) e outros aplicativos criados por estudantes da rede estadual de ensino, serão apresentados durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educar, que será realizado de 4 a 8, em Salvador. A cerimônia de abertura será realizada na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), na segunda-feira, a partir das 19h, com a presença do Governador Rui Costa e do secretário Walter Pinheiro. De terça (5) a sexta-feira (8), o encontro acontecerá no Centro de Formação e Eventos das Secretaria da Educação do Estado (ICEIA), no bairro do Barbalho.

O Virtual Educa 2018 é um dos maiores eventos mundiais na área da Educação e será um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.

Saiba mais sobre o Virtual Educa: www.educacao.ba.gov.br